Televisão

Fátima Bernardes debate uso indiscriminado do hidrogel em seu programa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Motivado pelo caso de Andressa Urach, o "Encontro com Fátima Bernardes" desta quarta-feira (3) colocou na pauta o uso indiscriminado do hidrogel.

A modelo continua internada na UTI em um hospital de Porto Alegre, com quadro de infecção grave decorrente da rejeição da substância. Ela está sedada e respirando com a ajuda de aparelhos.

Fátima Bernardes concorre a Apresentadora do Ano no Prêmio F5
Amiga diz que hidrogel é o maior arrependimento da vida de Andressa Urach
Andressa Urach usou 200 vezes quantidade de hidrogel aprovada

Fátima também lembrou o caso de outra modelo, Graciella Carvalho —que, como Andressa, foi segunda colocada do Miss Bumbum, mas um ano antes—, que também teve problemas com o uso do hidrogel no bumbum, mas que teve que se submeter a uma cirurgia de emergência para retirar o produto que desceu pela sua sua perna.


A apresentadora questionou que tipo de profissional pode manipular o hidrogel. "Qualquer tipo de preenchimento, qualquer procedimento que deve ser aplicado com agulha deve ser feito por um médico capacitado. Porque cada produto tem um local de entrada, uma profundidade adequada, existem nervos e vasos que temos que fugir, então temos que tomar cuidado para esse tipo de aplicação", respondeu a dermatologista Daniela Alvarenga, habitué do programa.

Daniela alertou ainda para as "modinhas" que vendem qualquer aplicação como milagrosa e sugeriu que as pessoas "sempre tenham uma indicação de um médico e outras referências" para qualquer procedimento.

"Não é só um procedimento estético, tem muito a ver com a saúde", ponderou Fátima. A dermatologista lembrou que às vezes as mulheres chegam aos consultórios após passarem por procedimentos e não sabem nem ao certo que produto foi usado, citando que alguns produtos são incompatíveis com outros.

Apesar de ser regulado pela Anvisa, o hidrogel ainda não foi aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão americano que regulamenta medicamentos e alimentos e é muito mais rigoroso, com critérios mais prolongados de acompanhamento do produto.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias