Vera Holtz observou obesos em restaurantes para compor Dona Redonda
Após a Mãe Lucinda de "Avenida Brasil" (2012), Vera Holtz tem data marcada para voltar à telinha na pele de uma personagem de peso. A partir de 24 de junho, a atriz dará vida à Dona Redonda de "Saramandaia", a próxima novela das 23h da Globo.
Escrita por Ricardo Linhares, a trama é um remake da obra original de Dias Gomes, exibida em 1976, que marcou época pela combinação de realismo fantástico e efeitos especiais até então nunca vistos na dramaturgia brasileira.
Pedi papel em 'Chiquititas' para me ver como atriz, diz Patricia Abravanel
Luana Piovani diz que recebeu elogio de Robert De Niro
"Playboy" divulga nova foto de Wanessa na revista; veja
Na "Saramandaia" de 2013, Vera Holtz assume o papel da obesa Dona Redonda, vivida na primeira versão pela atriz e ex-vedete Wilza Carla (1935-2011).
Dona de um apetite voraz e de uma rabugice de iguais proporções, a personagem requer um intenso trabalho por parte da equipe de caracterização para dar à atriz suas formas avantajadas.
Três próteses de corpo, pernas e mãos são coladas ao corpo de Vera para atingir os 250 kg de Dona Redonda, num processo que leva quatro horas para montagem e uma para desmontagem.
"Dependo cem por cento da equipe de efeitos de caracterização", contou a atriz. "Demora umas quatro horas para montar as próteses e elas não podem ficar muito tempo no corpo por que é tudo orgânico."
"Depende de calor, exposição ao sol e da situação, a cola dura um tempo", explicou. "Para tirar é mais uma hora, normalmente com duas pessoas."
Além das próteses, Vera utiliza uma peruca ruiva sobre os cabelos grisalhos e bastante maquiagem, num contraste interessante com suas duas últimas personagens, a mãe do lixão de "Avenida Brasil" e a feirante Candê, de "Passione" (2010), ambas mulheres sofridas que andavam de "cara lavada".
"Nos últimos trabalhos eu pouco passava pela sala de maquiagem e cabelo. Era só chegar e colocar a roupa. Eram mulheres despojadas de vaidade", comparou. "No caso da Dona Redonda, além dela ser muito vaidosa, ela exige um trabalho muito grande de composição."
A atriz, que não acompanhou a primeira versão da novela porque, recém-chegada ao Rio, preferia curtir a cidade a assistir televisão: "Em 1976, o Rio era uma cidade muito exuberante para os jovens que chegavam, não dava muito tempo de ficar em casa. Eu queria mesmo era ler a vida!".
Apesar de não ter visto o original, a atriz buscou na internet cenas da novela, através das quais percebeu o quanto a personagem foi marcante para dramaturgia, especialmente a famosa cena da explosão de Dona Redonda.
"É uma novela que começa reverenciando o passado. A cena da explosão ficou como um ponto de referencia muito forte de 'Saramandaia'", comentou Vera. "Pelo ineditismo na época, o efeito de uma pessoa que explode, a mão que cai de um lado. E por ser gravado no Brasil, ficou muito legal essa parte de efeitos."
Além da caracterização, Vera aproveitou uma viagem aos Estados Unidos em fevereiro para buscar inspiração para a gulosa Dona Redonda, observando o comportamento dos obesos em restaurantes de fast-food.
"Eu procurei entender o comportamento, o olhar, a sagacidade de obeso mórbido, que é o caso da Redonda", disse. "Eu comia, sentava junto, mandava beijo para os obesos e eles correspondiam com um olhar doce. Aquele prato imenso e, em cima, aquele olhar doce dos obesos."
"É uma coisa impressionante", avaliou. "Isso, psicologicamente, na realidade, muda seu comportamento, por que você fica surpresa com a quantidade de obesidade que existe hoje."
E, enquanto a nova Dona Redonda aguarda sua estreia para explodir, literal e figurativamente, Vera lembra com carinho da repercussão de sua última personagem.
"A mãe Lucinda virou uma entidade. As pessoas pedem a bênção pra mim na rua, querem deitar no meu colo", afirmou. "Não são apenas as crianças. Algumas tem medo por que eu brinco que vou levar elas pro lixão, mas abriu um grande espaço de comunicação entre as crianças pra mim e abriu também esse espaço de afeto com adulto que, realmente, vê na Lucinda uma mãezona."
"Eles tem uma relação maternal com aquela mulher que ultrapassou tudo aquilo, cuidou daquelas crianças com muita solidariedade e humanidade", comemorou. "Sentem na mãe Lucinda como um porto seguro."
O remake de "Saramandaia" tem estreia prevista para o 24 de junho.
Comentários
Ver todos os comentários