Televisão

Depois do sucesso com produtos de 'Carrossel', SBT mira em 'Chaves'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kiwis, uvas, cadernos, bonecos, balas, gibis. Produtos tão diferentes, mas com uma coisa em comum: a marca Chaves. O SBT conquistou o licenciamento da marca em uma parceria com a emissora mexicana Televisa. No Brasil, 18 empresas comercializam os produtos ou devem fazê-los em breve. Embora o último episódio tenha sido gravado há 20 anos, a série se mantém como campeã de audiência na emissora de Silvio Santos.

"A partir de agora, o SBT vai trabalhar com a Televisa. O Chaves é um programa exibido diariamente em quase todos os países da América Latina", diz Maca Rotter Alday, diretora geral da Televisa Consumer Products. No México, o selo Chaves abrange de cereais matinais a videogames. Já na Venezuela, o personagem dá nome a um parque infantil de um shopping de Caracas.

Segundo Maca, o programa atinge um público bem variado. "No início da série, o público-alvo era crianças de 4 a 10 anos de idade. Hoje, ele atinge adultos na faixa dos 18 aos 40 anos". Pensando nisso, a ideia é trabalhar duas linhas. Na retrô, voltada para adultos, o foco será a imagem do personagem interpretado por Roberto Gomez Bolaños. Já na linha Animada, com foco no público infantil, serão usados os personagens da animação veiculada no Cartoon Network. Depois de Chaves, a empresa pretende investir em Chapolin.

O interesse no seriado "Chaves" veio depois do sucesso com os produtos licenciados de "Carrossel". Em menos de um ano de exibição, a novela infantil alcançou números de gente grande. "São mais de 300 produtos licenciados de 35 parceiros diversos, como C&A, Estrela e Cacau Show, que arrecadaram cerca de R$ 120 milhões em vendas no varejo", diz Carolina Scheinberg, gerente de licenciamento do SBT.

A turminha da escola Mundial conseguiu um feito raro em tempos de pirataria: mais 800 mil cópias foram vendidas entre CDs e DVDs, conquistando disco de platina. Além disso, foram comercializados mais de 1 milhão de brinquedos e mais de 1 milhão em artigos escolares. O álbum de figurinhas foi a marca mais vendida nos últimos dez anos.

"Carrossel" deve terminar em junho, mas os produtos continuarão à venda. A novelinha terá sobrevida em um desenho animado, e os atores farão shows pelo Brasil. Animado com os bons resultados, o SBT está de olho nos produtos que serão lançados com "Chiquititas", cuja estreia coincide com os últimos capítulos de "Carrossel". "Já licenciamos produtos com mais de 30 empresas de categorias e segmentos diversos", diz Carolina, do SBT.

Crédito: Odenir Rocha/Divulgação/SBT Bonecos inspirados nos personagens do programa "Chaves"
Bonecos inspirados nos personagens do programa "Chaves"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias