Televisão

Lance Armstrong admite na televisão que usava doping

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-ciclista americano Lance Armstrong admitiu em entrevista à jornalista Oprah Winfrey, transmitida na noite desta quinta-feira (17), que consumiu todo tipo de substâncias proibidas desde meados dos anos 1990 e se submeteu a transfusões de sangue para ocultar os rastros do doping.

Nas primeiras perguntas feitas no formato de "sim ou não", Armstrong reconheceu que conquistou seus sete títulos da Volta da França dopado e que não se sentia mal por isso. "Eu não via isso como uma trapaça", afirmou.


Esta é a primeira vez que o ex-atleta americano fala do assunto desde que foi banido do esporte, no ano passado, e teve seus títulos cassados.

Na tarde da última segunda (14), Armstrong já havia pedido desculpas para os funcionários mais próximos de sua fundação Livestrong, antes de quebrar o silêncio publicamente.

Em 10 de outubro passado, um relatório da Usada (agência antidoping dos EUA) apontou o envolvimento dele no "mais sofisticado, profissionalizado e bem sucedido programa de dopagem que o esporte já viu", envolvendo esteróides anabolizantes, hormônios do crescimento humano, transfusões de sangue e outras infrações.

Menos de duas semanas depois, as sete vitórias de Armstrong na Volta da França foram anuladas, e ele foi banido do ciclismo pelo resto da vida, já que a União Internacional do Ciclismo ratificou as sanções da Usada contra ele.

Em novembro, Armstrong, sobrevivente de um câncer de testículo, renunciou ao cargo de conselheiro da ONG Livestrong, voltada para o combate ao câncer, que ele fundou em 1997.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem