Canais ignoram campanha de classificação indicativa
O Ministério da Justiça lançou no dia 19 de março uma nova campanha de conscientização da classificação indicativa, mas não encontrou vitrine. As emissoras de TV ainda não compraram a ideia.
Batizada de "Não Se Engane", a campanha pretende alertar os pais sobre a influência que TV e cinema podem ter na formação das crianças.
O ministério criou dois filmes de animação em toy art (personagens que parecem brinquedos) que tratam de temas como drogas e violência. Eles mostram como as crianças tendem a repetir o que veem na TV.
O MJ esperava exibir os filmes nas emissoras privadas, públicas e nos cinemas. Segundo o órgão, como se trata de uma campanha de adesão, os canais não são obrigados a exibir e, se preferirem, podem criar suas próprias campanhas no mesmo contexto.
Com exceção da Record, que já exibiu os filmetes, Globo, Band, SBT e RedeTV! ainda não aderiram. A Folha apurou no mercado que as redes não gostaram muito do mote da campanha.
A Globo diz, via assessoria, que apoia a causa e que fez suas próprias peças publicitárias sobre o assunto. Está esperando o retorno do ministério para exibi-las. A Rede TV! diz que só ficou sabendo da campanha na semana passada. Band e SBT não comentaram o assunto.
A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha desta segunda-feira (9).
A íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.
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