Humanos

Exposição de Tim Burton tem palhaço torturador e vídeo feito na infância

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crédito: Fotos Divulgação

Uma casa pequenina, cheia de luzes coloridas, convida o espectador a espiar pela janela. Dentro, um boneco fofinho e... assustado. Ops, o que está na porta ao lado? Pernas de algum defunto!

O multitalentoso Tim Burton é assim: faz piada com a morte o tempo todo. Em um de seus desenhos, a Morte persegue o Lobo Mau, vestida de Chapeuzinho Vermelho.

Caveiras, monstros e mulheres sem cabeça se espalham pelo Museu de Arte Los Angeles County (EUA) em uma mostra dedicada a Tim Burton (diretor de filmes como "A Noiva Cadáver" e "Alice no País das Maravilhas"), que vai até 31 de outubro.

Crédito:

São cerca de seis salas com a obra de Burton, incluindo pinturas, desenhos, bonecos gigantes, miniaturas e vídeos. Há trabalhos bem conhecidos, como os feitos para filmes como "Edward Mãos de Tesoura". Outros são inéditos, como um vídeo em stop-motion que Tim Burton fez na infância, reunindo alguns colegas e bonecos --eles precisam lutar contra uma correnteza.

Os palhaços também são alvo do humor cínico do artista: em um desenho, um deles tortura Papai Noel.

Destaque para a sala com luz negra, onde monstros com três olhos brilham nas paredes, enquanto um carrossel de criaturas esquisitas gira no centro dela.

A exposição está bem bonita. Clique aqui para conferir a galeria de fotos.

Humor negro

Crédito:

Sabe quando você ri de algo de que não deveria, como o tombo do colega? Isso é humor negro, ou seja, achar graça ou fazer piada com situações e temas desagradáveis, como a morte.

Tim Burton usa muito esse tipo de humor em sua obra, assim como fazem as animações "South Park" e "Happy Tree Friends".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias