Humanos

Ciclista italiano é expulso da Volta do Rio por racismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ciclista italiano Marco Coledan, da equipe Trevigiani, foi expulso do Tour do Rio após cometer um ato racista contra o brasileiro Renato Santos (DataRo).

Durante a disputa da quarta etapa da competição, no sábado, os dois estavam puxando o pelotão no trecho entre Teresópolis e Rio das Ostras quando Coledan chamou o brasileiro de 'negro'.

A ofensa, em italiano, foi ouvida também por outros ciclistas que estavam no bloco. Santos, conhecido como Centenário, avisou aos comissários da prova e mostrou-se irritado. Porém, foi aconselhado a manter a calma e conversar com a organização após o término da etapa.

À tarde, após reunir provas e ouvir todas as partes envolvidas e algumas testemunhas, a organização do Tour resolveu expulsar Marco Coledan da prova (ele não disputou a etapa deste domingo). Além disso, a Trevigiani está proibida de competir na próxima edição do evento.

Murilo Ferraz, companheiro de equipe de Renato Santos, morou oito meses na Itália em 2010 e entendeu tudo o que foi dito durante uma discussão entre os ciclistas. "Isso é inadmissível. A briga pode acontecer com qualquer um, mas não com palavras racistas. O Coledan me ofendeu com palavras racistas, falou 'nero', e o Murilo [Ferraz] me contou que era algo como "negro asqueroso". Denunciei aos comissários, e isso desfez a equipe principal deles", disse o ciclista.

O técnico de Marco Coledan, Mirko Rossatto, afirmou que este tipo de xingamento é comum na Itália e que lá não é considerado racismo.

"Houve uma briga como em qualquer outra corrida. Na Itália essa situação é comum, mas foi uma decisão da organização, e a gente aceita. Renato ofendeu o Marco, e o Marco respondeu com uma palavra que na Itália não tem o menor significado racista", afirmou Rossatto.

Renato Santos afirmou que ainda não havia pensado se levaria o caso à frente, fazendo uma denúncia contra o rival na polícia. Procurado, Marco Coledan não quis comentar o caso.

A vitória da Volta do Rio (total de 800 km) ficou com o colombiano Juan Suárez, com o tempo de 18 horas, 42 minutos e 24 segundos. Em segundo e terceiro ficaram outros dois ciclistas da Colômbia: Jaime Castañeda e Edward Beltrán.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias