Beatlemaníaco que enxerga seus ídolos em tudo lança livro
Quem convive com beatlemaníacos às vezes pensa que eles são capazes de enxergar Beatles por toda parte.
O publicitário brasileiro João Resende revolveu levar essa ideia para um livro. O título não pode ser mais explícito: "Beatles em Tudo".
Espécie de exercício tresloucado de um "nerd beatle", ele conseguiu, com mais acertos que erros, listar relações inusitadas e divertidas do quarteto inglês com cinema, ciência, Shakespeare, esportes, programas de TV e outros ramos da cultura pop.
Há boas curiosidades em "Beatles em Tudo", como a existência de ruas em 23 cidades no Brasil que levam o nome do grupo ou de um de seus integrantes.
Outra boa sacada é a relação de músicas da banda em trilhas de novelas brasileiras.
Até quem acha que entende muito de Beatles pode se surpreender ao saber que foi uma pesquisa científica financiada por doações da gravadora do quarteto que acabou inventando o aparelho de tomografia computadorizada.
Se são sempre chamados de "astros" do rock, John, Paul, George e Ringo foram mesmo para o espaço. Entre 1983 e 1984, os astrônomos Brian Skiff e Edward Bowell batizaram quatro asteroides com os nomes 4147 Lennon, 4148 McCartney, 4149 Harrison e 4150 Starr.
Verbetes saborosos como esses se revezam com alguns nos quais o autor forçou demais a barra para estabelecer uma conexão com o grupo.
Ele insere a cantora pop Britney Spears no livro apenas porque ela treinou uma das candidatas do programa americano de calouros "X Factor" para que cantasse "Imagine", de John Lennon.
Esses exageros vão de engraçadinhos a ridículos, mas a maioria pode ser levada com boa vontade pelo leitor que está diante de uma legítima e esforçada proposta beatlemaníaca.
"Beatles em Tudo" é divertido, leitura indicada para uma tarde de chuva no meio das férias. A começar por sua capa, que põe Darth Vader e Rambo na famosa imagem do álbum "Sgt.Pepper's".
BEATLES EM TUDO
AUTOR João Resende
EDITORA Zás
QUANTO R$ 34,90 (262 págs.)
AVALIAÇÃO bom
Comentários
Ver todos os comentários