Humanos

Estudante brasileiro vence promoção e ganha uma viagem ao espaço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um palpite certo vai levar o estudante brasileiro Pedro Dória Nehme, 21, para o espaço. Ele foi o vencedor da campanha "Space Flight", da companhia aérea KLM, e por isso ganhou uma vaga na nave Lynch, da Space Expedition Corporation (SXC).

A promoção convidou internautas do mundo todo a descobrirem a altura máxima, a latitude e a longitude a que chegaria um balão de grande altitude, lançado no dia 22 de abril no deserto de Nevada, nos EUA.

Os participantes não possuíam nenhuma informação sobre o balão. Dos 129.288 que tentaram, o palpite de Pedro foi o que mais se aproximou do lugar exato atingido pelo balão. "Foi um chute", disse.

Pedro é estudante de engenharia elétrica na Universidade de Brasília, mas adora temas espaciais. "No começo na graduação, entrei em um laboratório da universidade e comecei a me envolver com projetos aeroespaciais."

No ano passado, ele fez um estágio de nove meses no Goddard Space Flight Center, da Nasa, pelo programa Ciência sem Fronteiras. Hoje é estagiário da Agência Espacial Brasileira.

Pedro conta que soube da promoção por meio de um comercial do YouTube. "Achei a propaganda legal e me inscrevi". Quando recebeu o e-mail anunciando que havia vencido a promoção demorou a acreditar, conta ele.

O prêmio será um voo suborbital que ultrapassará a linha imaginária de Karman, que fica a 100 km de altitude e separa a atmosfera terrestre do espaço.

A viagem de Pedro ao espaço deve acontecer no começo de 2014.

Crédito: Arquivo pessoal Pedro Doria Nehme em museu espacial nos EUA
Pedro Doria Nehme em museu espacial nos EUA

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias