Humanos

Carta de descobridor do DNA ao filho vai a leilão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma carta do cientista Francis Crick, um dos descobridores da estrutura do DNA, escrita para o seu filho, Michael, irá a leilão em abril por um preço estimado entre US$ 1 milhão e US$ 2 milhões.

"Querido Michael, Jim Watson e eu provavelmente fizemos uma descoberta muito importante", começa a carta escrita em 19 de março de 1953.

Ela contém, misturada a assuntos cotidianos, a primeira descrição escrita do DNA como um código e do mecanismo de replicação do DNA -- precedendo os artigos sobre o DNA e suas implicações genéticas em mais de um mês.

Crick escreveu a carta a seu filho poucos dias após resolver com James Watson o quebra-cabeças do DNA, em 28 de fevereiro de 1953.


Robert Olby, biógrafo de Crick, disse que citou o texto completo da carta em seu livro "Francis Crick: caçados dos segredos da vida", de 2009, porque ela era "a melhor descrição do modelo existente naquele momento, tão bem explicado, e é única, do ponto de vista de um cientista escrevendo para seu filho."

Michael Crick, hoje com 72 anos e vivendo em Seattle, disse lembrar-se bem de quando recebeu a carta em sua escola na Inglaterra.

"Eu estava com algum tipo de gripe que eles achavam que era contagiante então me fecharam em um quarto sozinho e tive muito tempo para ler a carta", disse ele. "Lembro-me de lê-la muitas vezes e recitar ácido de-so-xi-rri-bo-nucleico", disse, referindo-se ao nome da molécula de DNA.

Michael também está vendendo um esboço a lápis de seu pai feito por Odile Crick, a segunda esposa de Francis Crick. Separadamente, a família Crick está vendendo a medalha do prêmio Nobel recebida por Crick em 1962.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem