Humanos

Para artista americano, cadeira velha é símbolo da Califórnia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para o artista e fotógrafo americano Jack Pierson, 52, quando se trata de representar o objeto que melhor encarna o espírito da Califórnia, nada melhor do que uma humilde e velha cadeira feita com madeiras de um caixote para armazenar laranjas.

Isso porque suas interrogações sobre quem pode ter criado o objeto, com características que ele considera modernas, podem revelar algo do espírito empreendedor do Estado onde se encontra a famosa indústria de cinema de Hollywood.


Pierson nasceu e foi criado tão esteticamente e espiritualmente longe desse Estado como você pode imaginar: em Plymouth, no Estado de Massachusetts. Sua primeira visita a Los Angeles, na Califórnia, em 1983, foi amor à primeira vista. Quando adulto, ele sempre viveu em Nova York e encarou a Califórnia como um local para fuga, até que investiu mais fortemente no seu sonho, há 13 anos, ao comprar uma casa no deserto vilarejo de Twentynine Palms, no Estado.

E como sua nova exposição na galeria Regen Projects em Hollywood demonstra, a sua admiração pela Califórnia é do tamanho do Texas. Mas quando Pierson é questionado sobre o que ele teve que melhor encarna o espírito californiano, o artista escolheu um objeto pequeno e humildeobejto que ele encontrou em um mercado de antiguidades perto Twentynine Palms.

"Faz cerca de um ano que eu a comprei", disse ele. "Eu não tinha certeza se podia sentar nela. Então um dia eu pensei: "Isso é incrível, eu tenho que ter isso. Ela tem tudo que eu quero".

'`Você sabe, algo que era interessante porque era útil, anos mais tarde parece tão chique. Quem a criou era como se tivesse esse olhar grande, como se fosse feito por alguém que sabia algo sobre Bauhaus ou Modernismo, mas eu tenho certeza de que não. Era só alguém dizendo: 'Esse garoto precisa de uma cadeira', e fez uma".

Ele considera esse mistério do criador da cadeira algo atraente. Teria sido feita por um fazendeiro que fugiu Oklahoma no Dust Bowl [tempestade de areia que ocorreu no país em1930]? Por um arquiteto modernista que chegara a Los Angeles na década de 1920? É difícil de dizer, pois os pedaços do caixote de laranja parecem velhos, mas a madeira parece mais recente. A cadeira foi feita e depois refeita? Quem pode saber?

"Talvez seja só uma história que eu estou inventando a mim mesmo", disse ele.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias