Humanos

"Angry Birds" pode formar gestores, diz pesquisador Sugata Mitra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Games podem ser uma forma poderosa de ensino e "Angry Birds" deveria ser usado em cursos de MBA. Esse foi um dos pontos mais interessantes da entrevista coletiva que o pesquisador indiano Sugata Mitra deu na Campus Party. Ele é conhecido por experimentos que combinam tecnologia a ensino.

"Nunca vi uma criança que queira jogar um game educacional", disse Mitra. Para ele, jogos de qualquer natureza têm algo a ensinar. "Escolher qual pássaro [de 'Angry Birds'] usar em qual momento é uma aula de gestão."

Para o pesquisador, não só o método de ensino deve mudar como também os currículos praticados em escolas e universidades. "As pessoas conseguem ler uma página, mas não conseguem entender o que está escrito", disse. "Há 300 anos, não importava se o currículo era interessante, mas hoje em dia isso não funciona."

A tecnologia especialmente, defende Mitra, é algo que crianças aprendem por elas mesmas. O indiano usou um episódio que aconteceu com ele próprio para ilustrar sua opinião. Em 1996, o pesquisador acabara de comprar um PC.

"Cheguei em casa com o computador, meu filho tinha 5 anos, e eu disse para ele: nem pense nisso." Dois dias depois, o menino ensinou ao pai um código que ele havia esquecido. "Percebi que ele estava me observando o tempo todo", disse Mitra. "A partir de então, cedi e o autorizei a usar o computador."

Crédito: Divulgação O pesquisador indiano Sugata Mitra, que fez palestra na terça-feira (7), no palco principal da Campus Party
O pesquisador indiano Sugata Mitra, que fez palestra na terça-feira (7), no palco principal da Campus Party

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias