Factoides

HUMOR: Doença da vaia louca coloca Brasil em alerta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Preocupado com os sintomas exibidos por alguns médicos brasileiros diante dos colegas cubanos no Ceará na última terça-feira (27), o Ministério da Saúde pediu ajuda à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para averiguar se o Brasil está sofrendo um surto da doença da vaia louca.

Crédito: Jarbas Oliveira/Folhapress Alguém precisa avisar à tropa da elite que o inimigo é outro
Alguém precisa avisar à tropa da elite que o inimigo é outro

Até o momento, o que se sabe é que a DVL é causada por uma variação do Alienovirus capaz de hibernar por anos a fio em latinhas de Red Bull, garrafinhas de isotônico e embalagens de shakes emagrecedores. As principais vítimas do vírus têm sido pessoas que combinam uma dieta informacional pobre com uma dieta calórica rica o suficiente para que elas consigam vaiar e improvisar comentários preconceitos de Facebook - para citar apenas dois sintomas.

As primeiras equipes de resgate enviadas para socorrer as vítimas com artigos de Vladimir Safatle, Gilberto Dimenstein, Leonardo Sakamoto e reprises do Roda Viva foram hostilizadas com um tuitaço de frases que eles juram ser de autoria de Clarice Lispector. Organização Mundial de Saúde, Organização Mundial do Comércio e Sônia Abrão já exigiram que o governo brasileiro dê mais detalhes sobre o caso.

Com a repercussão, prefeitos, governadores, senadores e todos que precisam de uma urna para sobreviver foram colocados em estado de alerta. Se a doença da vaia louca for curada, o risco é que os médicos vaiadores percebam que seus inimigos não são os colegas estrangeiros e sim a classe política, que, não importa a que partido político pertença, não oferece uma saúde pública de qualidade para não ter que mexer na medusa que atende pelo nome de "Lobby dos Planos de Saúde". Perdem os médicos, que veem reduzidos os lugares onde exercer a profissão e receber um salário compatível com a responsabilidade do ofício, perdem os pacientes, todos tratados como marionetes.

Crédito: Michel Cizek/AFP Lobby dos Planos de Saúde passa cola no ouvido do cidadão - seja ele médico ou paciente
Lobby dos Planos de Saúde passa cola no ouvido do cidadão - seja ele médico ou paciente

Com as eleições se aproximando, o maior risco é que políticos tentem usar os vaiadores de plantão para fins pessoais. José Serra é um exemplo. Empolgado com a recente onda de demitidos que ganham cargo na ONU de Nova Iorque, Serra bem que tentou ser demitido do PSDB, mas não conseguiu. Agora, só de represália, o eterno ex da política brasileira agora promete contratar vaiadores para atrapalhar os comícios de Aécio Neves.


DIEGO REBOUÇAS, 30, é roteirista, jornalista e autor do livro "Travessia", publicado pela Livros Ilimitados e bloga no Câmera de Vigilância. Jura por Deus que é ateu e vive fazendo mandinga no Facebook.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias