Factoides

HUMOR: Na temporada da Pós-lítica, saiba qual é o pretinho básico das manifestações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Começou o inverno! Não é o máximo? Tempo de apontar as tendências. O que pode pegar e o que já decolou. Porque, afinal, não é só porque a gente vai pra passeata que "nóis" deixou de ser fashion num nível "über".

E a primeira tendência é que o cristal japonês está definitivamente "out". Agora, atriz global que estiver afim de chorar com o nariz todo vermelho tem que partir pro gás lacrimogêneo --tendência quente, que vem direto das ruas. Puro "streetstyle".

O gás lacrimô (só para os íntimos) nos leva ao segundo "hype" do momento: a democracia da polícia brasileira. Sim, senhoras e senhores. De norte a sul do Brasil, as polícias provaram definitivamente que entendem (e muito) de democracia ao sair democratizando o gás lacrimogêneo pra cima de todo mundo.

Ao garantir a acessibilidade do gás para todos, podemos dizer, sem medo de errar, que a polícia é o pretinho básico da passeata brasileira. Serve pra tudo --dispersar vândalo, manifestante, trabalhador que acabou de sair da empresa, carroceiro de pipoca, tu-do.

Outro item que volta com força nessa semana é o retrô anos 60/70. Quem dá a pista é o senador Cristovam Colombo, que deve ter descoberto como fazer omelete sem quebrar ovo ao propor o fim dos partidos políticos. Cristovam Colombo inaugura a Era da Pós-lítica! Não é um luxo?

Mais direto que isso, só se ele mandasse o Golpe Militar de volta às passarelas, num surto em que se autoproclamaria a Gisele Bündchen da nova Era, primeira "übergenerala" da História brasileira. Nesse caso, Cristovam seria tão "strong enough" que não precisaria ter medo de nadica de nada --a não ser do Feliciano com seu maxipoder de cura, capaz de devolver Cristovam de volta à realidade.



DIEGO REBOUÇAS, 30, é roteirista, jornalista e autor do livro "Travessia", publicado pela Livros Ilimitados e bloga no Câmera de Vigilância.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem