E agora, o que acontece com a carreira de José Mayer?
O padrão é recorrente. Primeiro, uma mulher faz uma denúncia, que é recebida com espanto e descrédito. Mas, logo em seguida, dezenas de outras criam a coragem para fazer o mesmo e um assediador finalmente é desmascarado.
Foi assim com o médico Roger Abdelmassih, que, durante anos, molestou as pacientes de sua clínica de fertilidade. Foi assim com o comediante americano Bill Cosby, que chegava a colocar sonífero na bebida de suas vítimas.
Guardadas as devidas proporções, também está sendo assim com o ator José Mayer, que na sexta-feira (31) foi acusado de assédio sexual pela figurinista Susslem Tonani, numa carta aberta publicada pelo blog #AgoraÉQueSãoElas, da Folha.
A repercussão foi imediata, ainda mais porque o depoimento foi retirado do ar e só voltou depois que o próprio acusado deu sua versão dos fatos. Pipocaram teorias de conspiração: a poderosa Globo estaria tentando abafar o caso.
É verdade que, num primeiro momento, a emissora se absteve de qualquer comentário. Mas, então, algo inédito aconteceu: suas próprias funcionárias se levantaram numa espécie de motim.
Primeiro Letícia Sabatella publicou em seu perfil no Facebook que "José Mayer não se emenda, hein?". O texto depois foi apagado, mas a onda se espalhou.
E ganhou forma: dezenas de atrizes, diretoras e profissionais das mais diversas áreas da Globo aderiram à campanha "Mexeu com Uma, Mexeu com Todas", posando com a camiseta do movimento nas redes sociais.
A emissora manifestou solidariedade às suas funcionárias e afastou José Mayer da próxima novela que estava escalado. A notícia chegou a ser dada na edição desta terça (4) do "Jornal Hoje", o que surpreendeu muita gente. O apresentador Evaristo Costa também leu no ar a carta em que Mayer faz um mea-culpa.
E agora, o que acontece com ele? Pelo jeito, não volta mesmo à TV tão cedo. Primeiro, porque estrelou uma novela que acabou de terminar: é normal que um astro de sua magnitude descanse a imagem por pelo menos um ano.
Mas é difícil crer que essas atrizes todas aceitem contracenar com Mayer num futuro próximo, apesar de seu pedido público de desculpas. Inclusive para servir de exemplo: consta que ele estaria longe de ser o único assediador contumaz do Projac.
Mayer raramente faz teatro ou cinema, e provavelmente sumirá de circulação por algum tempo. Mesmo assim, duvido que boa parte do público o rejeite. O machismo está entranhado na nossa cultura de tal maneira que já há quem diga que o ator não fez nada de mais.
Afinal, até o goleiro Bruno tem fãs que lhe pedem selfies.
Comentários
Ver todos os comentários