[an error occurred while processing this directive]

"Tropa de Elite 2" e "Senna" citados em premiação de cinema em NY

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O filme "Tropa de Elite 2", do cineasta José Padilha, foi eleito um dos cinco melhores filmes estrangeiros do ano nos Estados Unidos pela prestigiada associação National Board of Review, formada por críticos e historiadores de cinema.

A produção brasileira foi mencionada ao lado de "13 Assassins" (do Japão), "Footnote" (Israel), "O Porto" (Finlândia) e "Point Blank" (França). O prêmio de melhor produção estrangeira do ano ficou para o filme iraniano "A Separação". O documentário "Senna", de Asif Kapadia, foi eleito um dos cinco melhores do ano.

Para o melhor filme do ano, o National Board of Review ignorou o favorito, o francês "O Artista", e optou por "A Invenção de Hugo Cabret", primeiro longa infantil e em 3D rodado por Martin Scorsese. Scorsese também levou o prêmio de melhor diretor do ano.

George Clooney, por "Os Descendentes", e a inglesa Tilda Swinton, por "We Need to Talk about Kevin", foram eleitos respectivamente melhor ator e atriz do ano. Os prêmios de coadjuvantes foram para Shailene Woodley (filha de Clooney em "Os Descendentes") e Christopher Plummer ("Beginners").

O NBR também listou os dez melhores filmes do ano. Eles são: "O Artista", "Os Descendentes", "Drive", "Homens que não Amavam as Mulheres", "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2", "Tudo pelo Poder", "J. Edgar", "A Árvore da Vida" e "Cavalo de Guerra".

A festa de entrega do prêmio do NBR acontece no dia 10 de janeiro, em Nova York.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias