Começa a campanha do terceiro Oscar de diretor para Steven Spielberg

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A batalha pelo Oscar de Melhor Filme começou para valer nesta quinta-feira com a exibição para membros da indústria cinematográfica da mais nova produção de Steven Spielberg, o drama épico e sentimental ambientado durante a Primeira Guerra Mundial, "Cavalo de Guerra".

Com Clint Eastwood e Martin Scorsese fora do páreo (pelo menos é o que indica a tépida reação crítica aos novos filmes desses diretores, respectivamente o drama histório J. Edgar e a fábula infantil em 3D A Invenção de Hugo Cabret), sobra à Spielberg a tarefa de tentar lutar de igual para igual com o que parece ser o franco-favorito do Oscar, o filme francês "O Artista", produção sem diálogos e lançada nos Estados Unidos hoje com o aval do homem que suspira Oscar: Harvey Weinstein.

Será que Spielberg agora coloca a mão em seu terceiro Oscar de melhor diretor? Ele venceu por "A Lista de Schindler" e "O Resgate do Soldado Ryan" (ele tem um terceiro Oscar como produtor de "A Lista de Schindler").

A publicidade em torno de "Cavalo de Guerra" vinha sendo quase não intrusiva, até porque Spielberg tem outra produção estreando neste final de ano: "As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne." Mas os primeiros indícios de que o "Cavalo" de Spielberg estava chegando começaram na semana passada, quando um documentário celebrando a obra do compositor John Williams, eterno colaborador do cineasta (e vencedor de cinco Oscars), estreou na TV. Nele, a ênfase era em torno do trabalho de Williams em "Cavalo de Guerra".

Ontem, porém, foi a vez do trailer chegar à TV a tempo de capitalizar em cima das propagandas de lojas como Macy's, Sears e Walmart, que fazem a maior liquidação do ano hoje, um dia depois do feriado de Ação de Graças e comumente apelidado de Black Friday (Sexta-Feira negra).

As sessões para o filme de Spielberg em Los Angeles e em Nova York começaram a ser realizadas ontem, em pleno feriado. E, no domingo, via o portal da internet MSN, Spielberg, que está dirigindo o filme Lincoln, com Daniel Day-Lewis no interior de Nova York, vai bater um papo ao vivo com fãs. Durante uma hora, eles poderão fazer perguntas ao cineasta.

"Cavalo de Guerra", que estréia no dia de Natal nos Estados Unidos e em 6 de janeiro no Brasil, é baseado no best seller infant-juvenil de Michael Morpurgo, lançado em 1982. O filme conta a história de Albert, um garoto que vende seu cavalo de estimação, chamado Joey, para a cavalaria.

Quando o animal é mandado para o front de guerra, Albert, que é muito jovem para servir o exército, decide ir para a França para reaver Joey. Espere muita emoção e um pouco de choro, combinação que costuma dar certo quando Spielberg está inspirado.

Até o momento, "O Artista" vinha monopolizando as apostas para o Oscar. Dirigido por pelo francês Michel Hazanavicius, o filme conta, com raros diálogos, muita música e fotografia em preto e branco, a história da ascensão e queda de um casal de artistas que parte da França para tentar carreira na Hollywood dos anos 20.

O terceiro favorito para o Oscar parece ser a produção independente "Os Descendentes", de Alexander Payne, no qual George Clooney faz o papel do pai de duas garotas adolescentes que tenta se reaproximar delas após a morte da esposa. O azarão até o momento parece ser "Meia Noite em Paris", comédia que se tornou o maior blockbuster da carreira de cinco décadas de Woody Allen.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias