Celebridades

Ídolo teen é alvo de polêmica na internet por declaração considerada racista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Integrantes da banda Fly, fenômeno teen, se tornaram alvo de críticas na internet por causa de uma entrevista à revista "Atrevida" de janeiro, que viralizou só neste fim de semana.

Na resposta mais polêmica, dada à publicação em uma brincadeira em que tinha que dar sua opinião sobre temas diversos —a maioria deles ligada ao visual feminino—, o músico Caíque Gama diz que tranças são "uma salvação para quem tem cabelo ruim".

O trio adolescente é dono do hit "Cabelos de Algodão", cujo clipe tem mais de 3 milhões de visualizações no YouTube, e acaba de emplacar a música "O que Você Tem" na trilha sonora da atual temporada de "Malhação" (Globo).

A página oficial do grupo no Facebook tem recebido uma enxurrada de críticas, que consideram racista e machista a declaração do cantor.

Crédito: Reprodução/Facebook/empodereduasmulheres Trecho de entrevista da banda Fly à revista "Atrevida" de janeiro
Trecho de entrevista da banda Fly à revista "Atrevida" de janeiro

"Amo meu cabelo de tranças, black power, preso, armado... de qualquer jeito. Ele é lindo e bom. Ruim é esse preconceito e machismo que vocês estão espalhando no meio da garotada", escreveu uma internauta. "Era fã, mas peguei nojo na hora. Injúria racial e discriminação, crimes de ódio, são inafiançáveis", disse outro.

A revista também foi reprovada: "A real é que a 'Atrevida' e revistas do tipo tentam moldar meninas hoje em dia com argumentos ultrapassados", avaliou uma usuária do Twitter.

No Twitter, Caíque se defendeu dizendo que a frase foi "em tom de brincadeira". "'Nego' interpreta as coisas e leva para a maldade para ter motivo para me xingar. Que preguiça!", escreveu.

"Eu acho lindo quem usa trança, quem assume o black power. Se eu tivesse, usaria."

Além da declaração sobre tranças, outros comentários de integrantes do grupo foram criticados, como os de Paulo Castagnoli sobre meninas de boné —"só no uniforme de frentista"— e fotos de biquíni —"acho legal, mas a menina tem de se portar como uma menina".

Crédito: Reprodução/Instagram/oficialflybr Paulo Castagnoli, Caique Gama e Nathan Barone, integrantes da banda Fly
Paulo Castagnoli, Caique Gama e Nathan Barone, integrantes da banda Fly

A assessoria da banda afirmou que "o preconceito está nos olhos de quem lê" e insinuou ser "curioso" a entrevista viralizar justo no momento em que a banda acaba de lançar seu novo EP, "Mais Um", e estrear uma música em "Malhação".

Procurada, a revista disse que o entrevistado não teve a intenção de ser preconceituoso, tampouco a publicação. "Entendemos que a expressão 'cabelo ruim', dita pelo cantor Caíque Gama, não é uma referência ao cabelo afro, mas sim à conhecida expressão 'bad hair day', ou seja, aquele dia em que o cabelo está rebelde", afirmou, em nota.

Mesmo assim, a "Atrevida" pediu desculpas a quem se sentiu ofendido pelo texto e afirmou que "incentiva e estimula o empoderamento" das leitoras.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias