Celebridades

Scarlett Johansson perde processo contra autor de livro que a 'homenageia'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Scarlett Johansson recorreu aos tribunais franceses para impedir a tradução de ""La première chose qu'on regarde", informou o "The Guardian".

O livro foi lançado na França em 2013 e conta a história de uma sósia da atriz, que se passa por ela para se envolver com um jovem mecânico.

O autor Grégoire Delacourt qualificou sua obra como uma "declaração de amor" a Johansson, mas a atriz pareceu discordar e entrou com um pedido de indenização no valor de 50 mil euros (quase R$ 200 mil). O processo também buscava impedir uma possível adaptação cinematográfica.


Os advogados de Scarlett afirmaram que a obra constitui uso "fraudulento e ilícito de seu nome, fama e imagem" para ganho comercial e viola sua privacidade, tratando a atriz como um objeto sexual.

A editora Weidenfeld & Nicolson, responsável pela tradução para o inglês, reiterou que o livro estabelece com clareza não se tratar da atriz, mas de uma sósia, e não usa seu nome em ações de marketing.

"Todas as demandas de Scarlett Johansson foram negadas [pela corte parisiense], exceto uma que foi vista como um ataque à vida privada dela, sobre dois relacionamentos que ela não teve", afirmou Emmanuelle Allibert, da editora francesa J-C Lattès, que publicou a versão original do livro.

A corte estabeleceu uma indenização de pouco mais de 2 mil euros (cerca de R$ 8 mil), negando o pedido para barrar a tradução. "The First Thing You See", título da tradução britânica, será lançado no Reino Unido em 10 de setembro.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem