Celebridades

Após noivado, George Clooney deixa posto de Mensageiro da Paz das Nações Unidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ator americano George Clooney, 52, deixou o posto de Mensageiro da Paz das Nações Unidas, confirmou Stéphane Dujarric, o porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Dujarric indicou que Clooney já não exerce mais a função, que assumiu em 2008 para promover as operações dos "capacetes azuis" da ONU.

"Depois de seis anos nesta função, o senhor Clooney sente que é hora de se aposentar do seu papel oficial de Mensageiro da Paz", afirmou Dujarric, que desejou boa sorte ao ator em seu noivado com a advogada de direitos humanos Amal Alamuddin.

Em 2010, Clooney ajudou a fundar o Projeto do Satélite Sentinela, que acompanha os abusos de direitos humanos e atrocidades generalizadas no Sudão. "Aposentar-se do seu papel da ONU vai dar a ele independência para avançar com este e outros projetos e atividades de engajamento pessoal", disse Dujarric.

Quando Clooney foi nomeado Mensageiro da Paz das Nações Unidas em 2008, Ban citou o seu trabalho na conscientização sobre a violência na região dilacerada de Darfur, no oeste do Sudão, para onde tentava mobilizar ajuda a milhões de pessoas desabrigadas pelo conflito.

Como representante da ONU, Clooney visitou países como a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul.


Dujarric foi perguntado sobre Clooney após a notícia do noivado do ator com a advogada britânica de origem libanesa Amal Alamuddin, divulgada no fim de semana pela revista "People".

Clooney, que se divorciou da atriz Talia Balsam em 1993 após quatro anos de casamento, sempre chamou a atenção por ser um dos solteiros mais convictos de Hollywood.

Em dezembro o ator garantiu em entrevista a "Esquire" que não tinha a intenção de fazê-lo de novo: "Nunca tive aspirações nesse sentido. Casei em 1989 e não me caiu muito bem".

Alamuddin, de 36, é advogada e ativista especializada em direito internacional e direitos humanos. Ela nasceu em Beirute e estou em Londres e Nova York.

Com EFE e REUTERS

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias