Celebridades

Barcelona lança regime de 'engorda' para Neymar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Barcelona tem planos de acabar com a figura franzina que o Brasil se acostumou a ver em campo com as camisas da seleção e do Santos.

Neymar, 21, deve passar por aumento de massa muscular. Na avaliação de Ricardo Pruna, médico do clube, o brasileiro tem 64,5 kg, abaixo do que seria ideal.

Ele disse à imprensa espanhola não saber exatamente o quanto o novo astro do time precisa "crescer". A previsão varia de 2 kg a 5 kg.

Entre 2009 e 2013, Neymar ganhou 8 kg no Santos --no começo do ano, estava com 67 kg. Ele também cresceu de 1,74 m para 1,75 m. Messi, por exemplo, tem 67 kg e 1,69 m.

O corpo de Neymar, porém, ainda está se desenvolvendo.

E é isso que preocupa fisiologistas ouvidos pela Folha.

São unânimes ao dizer que o aumento de massa muscular com exercícios, alimentação balanceada e suplementação só tem a ajudar.

Mas o ganho de músculos sem respeitar as características do atleta pode atrapalhar sim sua atuação em campo. "Não pode ser uma conduta adotada de forma generalizada", diz o fisiologista Turíbio Leite de Barros, da Unifesp.

"Precisa ser avaliado o quanto o aumento de massa muscular do Neymar pode prejudicar seu grande valor físico, que é a agilidade."

Crédito: Gustau Nacarino/Reuters Neymar posa para fotos após entrevista coletiva em Barcelona
Neymar posa para fotos após entrevista coletiva em Barcelona

Turíbio participou do programa de ganho de massa de Kaká no São Paulo. Entre 2001 e 2003, o meia saltou de 71 kg para 81 kg. Segundo o fisiologista, suas características de jogo foram avaliadas.

"Ele não dependia de agilidade, e sim de arrancada, força e potência", diz.

O primeiro caso de jogador brasileiro "bombado" por um clube foi Zico. Ele chegou ao Flamengo aos 14 anos, com 1,55 m e 33 kg. Com reforço, aos 21, tinha 1,72 m e 70 kg.

Para chegar bem ao Barcelona, Neymar teve exercícios como lição de casa. Também retirou as amígdalas e, diz, perdeu peso após a cirurgia.

Para conseguir os resultados que espera, o Barcelona deve aumentar a carga de musculação do atacante associada a dieta balanceada.

"Neymar tem grande condição física e idade que já ajudam a ganhar massa. Deve se esperar respostas mais rápidas aos treinos", diz Irineu Loturco, diretor-técnico do Núcleo de Alto Rendimento do Grupo Pão de Açúcar.

Outros brasileiros já foram "bombados" para o exterior. Em alguns casos, isso foi apontado como culpado pela queda de rendimento, como no de Robinho, que foi para o Real Madrid quando deixou o Santos em 2005.

Ronaldo teve seu corpo transformado quando foi para o PSV, da Holanda.

Bernardo Santi, ex-coordenador de doping da CBF, foi demitido após dizer que a suplementação do atacante incluía anabolizantes. Isso o teria deixado mais vulnerável à primeira lesão no joelho, em 2000. O ex-jogador nega.

"Se não for usado nenhum artifício que não seja fisiológico e nutricional, o aumento de massa não deixa suscetível à lesão", diz Turíbio.

Os especialistas alertam que o que pode "quebrar" um atleta é excesso de treino. "Se o aumento da massa for natural, o atleta tem a ganhar", diz Loturco.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias