Celebridades

Musas teen batem recordes e conquistam medalhas no mundial de esportes aquáticos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Katie Ledecky já se acostumou a dar autógrafos quando disputa torneios de natação com a equipe do colégio. Afinal, ela lembra bem como era ser criança e tietar grandes atletas na piscina. Era o que acontecia quando ela via Kate Ziegler, bicampeã mundial dos 1.500 m.

Nesta terça, aos 16 anos, Ledecky superou o recorde mundial daquela que era sua referência. Uma marca que ela, criança, viu ser batida em 2007.


Em uma disputa emocionante com a dinamarquesa Lotte Friis, a norte-americana levou o ouro dos 1.500 m no Mundial de Barcelona, com 15min36s53. A marca anterior era de 15min42s54. Friis também foi mais veloz, com 15min38s88.

"Nós nos puxamos o tempo todo. Eu sabia que eu estava rápida. Nos desgarramos das outras muito cedo. Só estava preocupada em não atacar [para vencer] muito cedo ou tarde demais", afirmou Katie.

A jovem norte-americana faz parte de um grupo de teens que despontou na Olimpíada de Londres-2012 e está se firmando no em Barcelona. Katie foi ouro nos 800 m livre na Inglaterra.

Depois da prova, outros nadadores, todos mais velhos do que ela, citaram a disputa dos 1.500 m como inspiração para suas medalhas. Nadadores que há pouco tempo eram seus ídolos, como Michael Phelps, de quem ela guarda um autógrafo pedido dez anos atrás.

Katie nasceu em Washington e começou a nadar por influência do irmão mais velho. Após os Jogos de Londres, virou celebridade entre os colegas do colégio em Bethesda, Maryland. Ela treina no Nation's Capital Swim Club e nada 8.000 m por dia.

TEEN LITUANA

Além de Katie, outra teen tem se destacado no Mundial de Barcelona. Nesta terça, Ruta Meilutyte conquistou o ouro nos 100 m peito, com 1min04s42. Um dia antes, havia batido o recorde mundial (1min04s35), o primeiro da competição.

Ruta nasceu na Lituânia, mas foi viver em Plymouth, na Grã-Bretanha, aos 13 anos. Seu pai, enfermeiro, havia se mudado para lá alguns anos antes para trabalhar. A mãe da nadadora morreu quando ela tinha 4 anos.

"É ótimo que as jovens estão crescendo. Todos os nadadores nos inspiram a tentar atingir nossos sonhos. É o que eu sempre quis: representar meu país", afirmou a campeã olímpica dos 100 m peito.

Crédito: Alberto Estévez/Efe A lituana Ruta Meilutyte faz careta para a câmera após prova do Mundial de esportes aquáticos de Barcelona
A lituana Ruta Meilutyte faz careta para a câmera após prova do Mundial de esportes aquáticos de Barcelona

MICHAEL PHELPS DE MAIÔ

O sucesso teen desta terça foi completado por Missy Franklin. A norte-americana de 18 anos tem um programa de oito provas em Barcelona.

A nadadora garantiu seu ouro nos 100 m costas, com 58s42, e uma hora depois, caiu na água para a semifinal dos 200 m livre. Conseguiu vaga na decisão com o segundo tempo (1min56s05). Só ficou atrás da italiana recordista mundial Federica Pellegrini (1min55s78).

Ela continua a maratona nesta quarta. As finais começam às 13h (de Brasília).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias