Celebridades

Mãe aos 54, Solange Couto acha 'ridículo' restringir reprodução assistida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aos 56 anos e mãe de Benjamin, que completa dois anos em agosto, a atriz Solange Couto se mostrou revoltada com a nova decisão do Conselho Federal de Medicina.

O CFM anunciou na última quarta-feira (8) uma nova determinação que restringe técnicas de reprodução assistida em mulheres acima dos 50 anos.

"Acho ridículo. Acho que o CFM deveria se preocupar com o que fazer para que meninas de 12, 13, 14 anos parem de engravidar nessa idade, para que elas engravidem só quando tiverem estabilidade financeira e emocional, família, dinheiro", opinou a atriz.

"Não faz sentido se preocuparem com pessoas que têm saúde, estabilidade, que têm uma vida pronta e que estão preparadas para serem mães. Acho que o foco da preocupação deveria ser a prevenção de gravidez na adolescência", completou Solange, que garante que engravidou aos 54 anos naturalmente, sem nenhum tratamento de fertilidade.


A Cremilda de "Balacobaco" (Record) acrescentou que não teve problemas de saúde típicos da gravidez tardia, como pressão alta ou diabetes gestacional. "Não precisei de nenhum cuidado especial, minha gravidez foi como outra qualquer. Tive apenas um pico de pressão, por causa de um aborrecimento. Nada além do normal", esclarece.

Parto prematuro também não foi um problema. "Benjamin nasceu uma semana antes de completar os nove meses. Eu estava com o parto marcado para o dia 19 de agosto, mas ele quis nascer no dia 15", lembra.

Solange, que também é mãe de Márcio, de 38 anos, e Morena, de 22, nega que tenha sofrido qualquer tipo de preconceito por ser mãe com mais de 50 anos.

"Se houve algum tipo de preconceito não foi direto, ninguém nunca falou nada olhando no meu rosto. Mas se falou, também não me importo, até porque ninguém paga minhas contas, ninguém tem que dar opinião na minha vida. A decisão cabe a mim e ao meu marido, desde que não estejamos prejudicando ninguém". A atriz é casada desde 2010 com o estudante Jamerson Andrade, de 26 anos.

"Benjamin é uma criança absolutamente normal. Desde o início da gravidez os exames mostraram que não havia nada de errado com ele. E outras mulheres bem mais jovens, conhecidas na mídia, já tiveram filhos com problemas", comenta Solange.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias