Celebridades

Cinquentona, Fátima Bernardes se despede do jornalismo e vira notícia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com cabelos mais longos, levemente cacheados, cinco quilos mais magra e tendo nas mãos o desafio de elevar e manter a audiência de seu novo programa na Rede Globo, Fátima Bernardes completa 50 anos de vida nesta segunda-feira (17).

Para marcar a data e com o cuidado de não transformá-la em uma efeméride, a mulher de William Bonner vai comemorar o aniversário com um jantar íntimo em família.

"Este ano meus filhos fazem 15 anos e eu estou organizando uma festa para eles. Vou deixar a minha para o ano que vem, para comemorar a chegada dos 51", disse, em entrevista recente à equipe da Globo.

Já há algum tempo a imprensa presta atenção à vida pessoal da jornalista, tendo registrado sua luta para engravidar e o nascimento de seus trigêmeos, em 1997, além de ter tecido comentários dos mais diversos sobre o resultado de sua escova definitiva, estreada em plena bancada do Jornal Nacional, em 2002.

Agora, alforriada do cargo de âncora e ocupando a posição de uma das mais bem conservadas mulheres da tevê, Fátima entregou o bastão de testemunha ocular da história para se transformar --ela mesma-- em notícia, e de forma definitiva. Com 25 anos de profissão, ela virou uma celebridade.

Apesar de estar feliz com sua nova forma física, conquistada com uma dieta isenta de lácteos e glúten e que foi seguida a risca para não prejudicar sua aparência em "Encontro com Fátima Bernardes", a apresentadora falou recentemente que não dispensa a ideia de fazer uma plástica no futuro.


MATUTINA

Em sua nova fase profissional, Fátima ainda tateia para encontrar o formato ideal de sua atração matutina, que está prestes a completar três meses de exibição. Em entrevistas concedidas logo após a estreia, ela afirmou não se importar com as críticas recebidas e demonstrou confiança na iniciativa.

"Vou esperar três meses para fazer uma avaliação [do programa]", disse à revista "Quem". "Vamos deixar para falar [de audiência] mais para frente".

Projetada para ser palco de discussões sérias, com uma pitada do estilo Oprah Winfrey, e angariar pontos de audiência para a emissora no horário da manhã, a atração vem saindo cada vez mais do escopo original para segurar o público. E a data de sua primeira avaliação se aproxima.

Os esforços para ganhar telespectadores chegaram até a novela "Avenida Brasil". Vez ou outra, em meio à trama de sucesso das 21h, as mulheres da família de Tufão (Murilo Benício) comentam que não podem perder o programa de Fátima, em uma tentativa explícita de contagiar os assíduos noveleiros.

Com cada vez mais atores globais, além de scripts inteiros dedicados a contar e comentar a vida de humoristas e outras personalidades culturais, "Encontro..." cambaleia, mas segue em frente.

CARREIRA

Fátima Gomes Bernardes Bonemer começou sua carreira no jornal "O Globo", em 1983, como repórter de um caderno regional. Ingressou na TV Globo em 1987 pelo "RJTV" e ficou nacionalmente conhecida em 1989 apresentando o "Jornal da Globo".

A jornalista reúne passagens também pelo "Fantástico", "Jornal Hoje" e "Jornal Nacional", tendo permanecido neste último de 1998 a 2011.

Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a apresentadora tinha o objetivo inicial de ser crítica de dança, mas acabou trabalhando em outras áreas. Durante sua carreira na televisão, destacou-se por participar de quatro Copas do Mundo como enviada especial e pela cobertura de temas políticos e cotidianos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias