Celebridades

Pianista chinês Lang Lang volta a São Paulo em duas apresentações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O pianista chinês Lang Lang, 29, mundialmente considerado um prodígio na técnica de seu instrumento e, para muitos, também o mais bem-sucedido espécime do marketing pessoal das salas de concerto, volta a se apresentar em São Paulo.

O músico fará apresentações amanhã (20) e na próxima terça (22), na Sala São Paulo, trazendo em seu programa a "Partita nº 1", e Bach, a "Sonata em Si Bemol", D. 960, de Schubert, e os "12 estudos Opus 25", de Chopin.

Lang Lang é um músico de invejável formação. Prodígio em seu país --apresentou-se em público pela primeira vez aos 5 anos--, mudou-se para os Estados Unidos, onde, de 1997 a 2002, aperfeiçoou-se com Gary Grafmann, no Curtis Institute, da Filadélfia, possivelmente o melhor conservatório musical americano.

Em 2003 passou a orientando informal de Daniel Barenboim, também maestro e sob cuja regência gravou, com a Sinfônica de Chicago, o "Concerto para Piano nº 1", de Tchaikowsky.

A intimidade do pianista com o teclado é tamanha que ele acrescentou ao estilo pessoal movimentos extrovertidos do corpo como redundância de seus sentimentos. Também ressuscitou gestuais que há um século levava alguns pianistas reiterar com extravagâncias gestuais suas aptidões em cena.

Em 2005, quando de suas primeiras apresentações no Brasil, chegou a apoiar o cotovelo esquerdo na extremidade do piano para demonstrar que a mão direita não exigia ter o tronco em equilíbrio para tocar à vontade.

Crédito: Divulgação Pianista chinês, Lang Lang, apresenta recital com repertório que inclui Chopin
Pianista chinês Lang Lang apresenta recital com repertório que inclui Chopin

Mas se tais idiossincrasias incomodam --"coisas da juventude", dizia-se então-- há ao mesmo tempo em Lang Lang um mergulho tão perfeito no fraseado e na dinâmica que se recomenda aos molestados fechar os olhos e apenas ouvi-lo interpretar.

O fato é que seus fraques em cores berrantes e o par de tênis em lugar dos sapatos ajudaram a fazer dele uma celebridade singular.

Ele já tocou para a rainha Elizabeth 2ª e para o presidente Barack Obama, participou em 2008 da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Pequim e, em termos comerciais, virou marca de um calçado esportivo e de um modelo luxuoso de caneta.

Já foi objeto de dois documentários e, aos 26 anos, publicou o primeiro dos dois livros com suas memórias e experiências artísticas.

Há também o Lang Lang dos CDs --só 14 gravados, todos eles best-sellers. E com momentos sublimes, como o "Concerto nº 3", de Rachmaninof, com a Filarmônica de São Petesburgo, regida por Yuri Temirkanov. Rivaliza com as duas versões de referência, que trazem a argentina Martha Argerich e o russo Evgeny Kissin.

LANG LANG
QUANDO domingo e terça, às 21h
ONDE Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, 16; tel. 0/xx/11/3223-3966)
QUANTO de R$ 140 a R$ 330
CLASSIFICAÇÃO sete anoss

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias