Quênia vai mudar 200 elefantes de reserva
O governo do Quênia decidiu mudar 200 elefantes para a renomada reserva Maasai Mara.
Veja fotos do transporte de elefantes
Com a mudança, o governo pretende proteger os animais dos crescentes conflitos com humanos em uma área perto de um plantação de trigo, em Narok, onde os elefantes vivem há 20 anos.
O conflito entre as duas espécies têm aumentado conforme a necessidade por comida cresce, fazendo com que humanos invadam áreas protegidas aos animais em busca de água e alimentos.
Julius Kipngetich, diretor do Serviço de Vida Selvagem do Quênia, disse que o transporte até Maasai Mara vai custar US$ 312, 500 (cerca de R$ 600 mil).
"Narok é um dos lugares no topo do conflito entre homens e animais e a decisão de realocá-los vai amenizar o conflito".
Ainda segundo ele, os elefantes ficaram presos à área nos últimos 20 anos, por causa da ocupação dos homens, o que impediu que eles chegassem à Maasai Mara sozinhos. A reserva fica à 20 quilômetros de Narok.
Os moradores locais aprovaram a mudança, argumentando que os elefantes já mataram dezenas de pessoas e destruíram plantações.
"Os elefantes nos causaram noites sem dormir e nós esperamos que todos eles se mudem pois nós não vemos necessidade em sua presença. Perdemos nossos filhos, que foram mortos por elefantes", disse Nasale Sholoi, morador da região.
Comentários
Ver todos os comentários