Bichos

Rotina de limpeza diária é necessária para manter a casa limpa e a saúde do animal

A empresária Ana Bortoletto, 36, adotou Banoff Fos, mas o cão solta muito pelo e precisa ser sempre escovado
A empresária Ana Bortoletto, 36, adotou Banoff Fos, mas o cão solta muito pelo e precisa ser sempre escovado - Arquivo Pessoal/Divulgação


Pode ser um desafio manter a casa limpa com animais de estimação. É importante manter uma rotina de limpeza e ficar atento ao tipo de produto utilizado para evitar alergias no bicho.

"Para não causar alergia, eu acabo recomendando produtos vendidos nas lojas especializadas, mas não tem nada que seja totalmente proibido", explica a veterinária Karla Cristina Pires Nunes.

"O ideal é tirar o animal do ambiente na hora da limpeza e enxaguar bem o local", completa a veterinária. Especialista em gatos, Debora Correa, proprietária do hotel Hora de Passeio, lembra que os felinos não suportam cheiros cítricos. "Na verdade, eles detestam cheiro, já que eles possuem o olfato muito sensível. Eles não demonstram, mas não gostam”, conta Debora.

A veterinária Karla Cristina fala que cheiros fortes sempre são ruins para os animais. "Até porque eles podem mascarar um ambiente que, na verdade, não está limpo, só cheiroso", diz.

Cada animal também tem a sua especificidade. Os gatos precisam da caixa de areia sempre limpa, e algumas raças de cachorro necessitam ter os pelos sempre escovados. É o caso de Banoff Fos, cachorro da empresária Ana Bortolleto, 36.

"Eu sou muito alérgica a pó e a pelo, por isso, manter a casa limpa é essencial. O Banoff também sofre com alergias, não sabemos exatamente a que, mas suas patinhas coçam a ficar vermelhas, e ele fica lambendo até ficarem roxas. Mudamos a alimentação dele e usamos produtos de limpeza caseiros", conta Ana.

"Nossa rotina de limpeza é escovação do animal três vezes por dia." Aspirador de pó e uma solução à base de limão são outras dicas da empresária. Segundo a veterinária Luciana Correa Benvengo, receitas caseiras naturais podem limpar e acabar sendo menos agressivas para a saúde dos animais.

"Misturas à base de vinagre, por exemplo, podem causar menos problema do que produtos químicos, mas é importante observar a reação do animal."




DICAS DE LIMPEZA
Deixe a casa brilhando, mas não irrite seu bichinho de estimação

- Cães têm o olfato muito aguçado, por isso evite produtos com cheiro forte; gatos são ainda mais sensíveis;

- No caso dos gatos, é essencial manter a caixa de areia limpa. Recolha os cocôs diariamente e troque a areia uma vez por semana. 

- Fique livre dos pelos passando o aspirador regularmente. Em estofados, use luvas de borracha para tirar os fios que ficaram grudados. 

- Se for utilizar produtos de limpeza comuns, retire o animal do ambiente durante a limpeza e enxágue e seque o ligar antes de liberá-lo de volta;

- Verifique a composição do produto. Evite os que contenham, por exemplo, ácido bórico, ácido sulfúrico, amônia, trietanolamina, silicato de sódio, hidróxido de sódio e potássio ou cloro; 

- Diluir os produtos em água também ajuda a reduzir o cheiro e os resíduos químicos;

- Se preferir, procure lojas especializadas em produtos para animais de estimação; grandes redes possuem produtos de limpeza especiais e neutralizadores de odor.

Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem