Bichos

Após 12 anos, dois filhotes de lobo-guará nascem no zoológico de Bauru

Dois filhotes de lobo-guará no zoológico de Bauru
Dois filhotes de lobo-guará no zoológico de Bauru - Divulgação/Zoológico de Bauru


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dois filhotes de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) nasceram no começo de julho no zoológico de Bauru (a 329 km de São Paulo). O lobo-guará está na lista dos bichos com risco de extinção no país.

O diretor do Zoológico de Bauru, Luiz Pires, afirmou que os filhotes estão em uma área florestal isolada, semelhante ao seu habitat natural. Segundo Pires, o último nascimento da espécie no zoológico foi há 12 anos, em 2005.

No passado, o zoológico abrigou dois casais da espécie, que geraram 17 filhotes. O Plano de Ação Nacional para a Conservação do Lobo Guará, responsável pelo manejo da espécie nos cativeiros do país, distribuiu esses filhotes por cativeiros de todo o Brasil. Com os cativeiros lotados, os reprodutores foram orientados a não reproduzir a espécie até que os cativeiros pudessem receber novos animais.

Nesse tempo, nossos casais envelheceram e saíram da idade fértil. "Tivemos que esperar até que nossos lobos dessem lugar a um casal mais novo, o que aconteceu em 2014", afirma Pires.

Os pais dos filhotes estão há menos de três anos no zoológico. A mãe veio do Zoológico de Salvador (BA) e o pai do Criadouro Científico da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), em Araxá (MG). 

A gestação durou cerca de 65 dias, e os recém-nascidos ainda não foram examinados, uma vez que o processo deve ser o mais próximo do natural. Esses animais podem viver por até 17 anos em cativeiro.

No final da gestação, a loba foi colocada em uma área isolada para que não sofresse com a movimentação das visitas do público. Segundo Pires, a mãe está cuidando dos filhotes sem interferência da equipe do zoológico.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias