Bichos

Cientistas descobrem por que labradores engordam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de cientistas descobriu que uma mudança genética nos labradores pode fazê-los engordar.

No estudo, publicado na revista “Cell Metabolism”, nesta terça-feira (3), os pesquisadores analisaram 310 cães, que foram pesados e examinados por veterinários.

A equipe também avaliou o grau de interesse do cachorro pela comida por meio de um questionário em que seus proprietários descreviam como eles se comportavam.

Ao cruzar os resultados, os cientistas determinaram que uma modificação do gene chamado POMC estaria particularmente ligado ao excesso de peso e obesidade, bem como ao apetite deles. Segundo eles, cada mutação pode significar em médio 1,9 kg a mais no animal.

Este gene atua sobre um mecanismo importante para o cérebro para reconhecer o sinal de fome e saciedade.

“As pessoas que têm labradores muitas vezes dizem que eles são obcecados por comida, o que corresponde ao que sabemos sobre os efeitos dessa variação genética”, declarou Eleanor Raffan, veterinária da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, principal autora do estudo.

Cerca de um labrador em cada quatro (23%) teria pelo menos uma cópia desta variante genética. O  excesso de peso pode reduzir a expectativa de vida, afetando a mobilidade, tornando o animal diabético ou provocando doenças cardíacas, de forma parecida como acontece nos seres humanos.

Cientistas descobriram por que labradores engordam
Cientistas descobriram por que labradores engordam - Karime Xavier/Folha Imagem

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias