Bichos

Rinoceronte astro da TV morre vítima de caça ilegal no Zimbábue

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um rinoceronte que ficou famoso ao participar de uma série de TV precisou ser sacrificado, nesta segunda-feira (11), depois de ter sido gravemente ferido em uma caçada ilegal, anunciou a associação Bhejane Trust, de defesa da natureza.

Ntombi ("Menina", na língua Ndebele) tinha oito anos e era conhecida por seu papel na série "Sáfari no Zimbábue" ("Karina: Wild on Safari", no original), de 2010.

"Ntombi estava gravemente ferida e foi sacrificada. Os veterinários concluíram que era impossível salvá-la. Ela viveu uma semana de agonia indescritível", afirmou a associação.

O animal foi atingido nas patas por disparos de caçadores no Parque Nacional de Matopos, sul do país, e foi encontrado pelos guardas florestais dias depois.

Ntombi tinha uma cria de 13 meses, que está sendo procurada.

O Zimbábue, como muitos outros países da África, está experimentando um aumento da caça furtiva, que afeta principalmente os rinocerontes e elefantes. 

Os chifres de rinoceronte são muito valiosos no mercado negro da medicina asiática, enquanto que o marfim do elefante é usado para fazer objetos de arte.

A série "Sáfari no Zimbábue" foi exibida em 2014, no Brasil, pelo canal Animal Planet. Ela conta a história da modelo britânica Karina Holmes, que passa dois meses em um safari pelo país africano.

 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem