Bichos

Rinoceronte branco morre na República Tcheca; só 4 do tipo restam no mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nabire, um rinoceronte branco do norte fêmea, morreu nesta segunda-feira (27) no zoológico de Dvur Kralove, na República Tcheca. Apenas quatro exemplares da subespécie, que corre risco de extinção, restam no mundo, anunciou o local nesta terça (28).

"É uma perda difícil de descrever", resumiu em um comunicado Premysl Rabas, diretor do jardim zoológico, o único que conseguiu reproduzir em cativeiro esta estranha subespécie de rinoceronte.

O animal morreu após uma série de rupturas de um cisto. Nascido em Dvur Kralove em 15 de Novembro de 1983, Nabire vinha sofrendo de graves problemas de saúde nos últimos anos, de acordo com o comunicado.

Os quatro rinocerontes brancos do norte restantes do mundo são uma fêmea idosa chamada Nola, no zoológico de San Diego (EUA), e um macho também idoso, Sudão, que vive com duas fêmeas, Najin e sua filha Fatu, na reserva queniana de Ol Pejeta.

Crédito: Michal Cizek - 16.dez.2009/AFP Os rinocerontes brancos Fatu e Nabire no zoológico de Dvur Kralove
Os rinocerontes brancos Fatu e Nabire no zoológico de Dvur Kralove

Os três últimos foram transferidos para o Quênia a partir do zoológico de Dvur Kralove em 2009, com a esperança de que o nível de hormônios das fêmeas voltasse ao normal em seu ambiente natural, permitindo a reprodução biológica, o que não aconteceu.

O número desses herbívoros, originários da África Central e Oriental, diminuiu devido à caça furtiva por causa das virtudes afrodisíacas atribuídas ao seu chifre, altamente cobiçado em receitas asiáticas.

"A morte de Nabire simboliza um declínio catastrófico no número de rinocerontes devido a uma ganância humana delirante. Mais uma vez, essa abordagem leva uma espécie animal à total extinção", lamentou Rabas.

Um dos ovários de Nabire, assim como diferentes tipos de tecido, foram colhidos imediatamente após a sua morte e enviados a um laboratório especializado na Itália, disse o comunicado.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias