Bichos

Pandas são tão preguiçosos quanto o próprio bicho-preguiça, revela estudo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os pandas gigantes são os novos preguiçosos do mundo animal, de acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira (9) que descobriu que os ursos são tão vagarosos quanto as preguiças.

Pesquisadores na China monitoraram cinco pandas em cativeiro e outros três selvagens para o estudo, publicado na revista "Science".

Eles descobriram que os pandas são muito menos ativos do que os outros ursos e poupam 38% a mais da energia diária que a média dos outros animais do mesmo tamanho.

"Os gastos de energia diário dos pandas são substancialmente mais baixos do que o de coalas, por exemplo, e mais parecidos com os do bicho-preguiça", explicou o estudo.

Também se verificou que cérebro, fígado e rins dos pandas são menores do que nos outros ursos.


Seus níveis de hormônio da tireoide "são apenas uma fração do registrado normalmente entre os mamíferos—comparável aos níveis hormonais de um urso preto hibernando", acrescentou o estudo, que identificou uma variação genética nos pandas que corresponde ao que é visto em humanos com tireoides sub-ativas.

Os hormônios tireoidianos são importantes para a regulação do peso corporal e da energia, e baixos níveis podem levar à lentidão.

Pesquisas anteriores já haviam mostrado que os estômagos dos pandas não são bem adaptados para a sua dieta de bambu. Assim como outros ursos, os pandas são carnívoros e capazes de digerir carne. Graças à sua baixa atividade corporal, porém, eles preferem comer bambu a caçar.

Mas em conjunto, os pequenos órgãos, as adaptações genéticas e a atitude pacata dos ursos lhes permitem sobreviver do bambu, concluiu o estudo.

O habitat natural dos pandas são as regiões montanhosas do sudoeste da China. O país tem cerca de 1.600 pandas vivendo na natureza selvagem e 300 em cativeiro.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias