Bichos

Filhotes de pandas são os primeiros da espécie a nascer em 2015; veja fotos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O panda gigante, espécie de mamífero nativa do sul da China, é um animal ameaçado de extinção graças à sua reprodução extremamente lenta e à destruição de seu habitat natural.

Por isso, há várias instituições internacionais dedicadas a preservar a espécie (a mais famosa delas sendo a WWF) e os olhos do mundo se voltam à China quando há um nascimento de um pequeno panda.

Nesta segunda-feira (22), na cidade de Chengdu, na China, a panda gigante Kelin passou por um trabalho de parto de duas horas antes de dar à luz duas filhotes, uma de 118 gramas e outra de 70 gramas. São os dois primeiros pandas nascidos em 2015.


Ambas bebem um mililitro de leite por refeição para se alimentar, devido ao seu tamanho reduzido. No futuro, essa dieta irá se expandir bastante: um panda adulto come até 14 kg de bambu por dia e, consequentemente, defeca cerca de 40 vezes.

Essa alimentação, por mais estranho que possa parecer, não é uma imposição da natureza: pandas são capazes de comer carne como qualquer urso carnívoro, mas preferem uma dieta vegetariana.

Pandas são os animais mais caros de se manter em um zoológico, segundo dados publicados pelo "New York Times" em 2006. Sua subsistência e saúde custa cinco vezes mais do que as do segundo colocado nos orçamentos dos cativeiros: o elefante.

Alguns ambientalistas criticam as quantias volumosas de dinheiro gastas em manter os pandas, quando elas poderiam ser empregadas para outras finalidades de preservação.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias