Bichos

Zagalo (a girafa) é alvo de disputa judicial entre Rio e Brasília... e pode parar em SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os zoológicos do Rio de Janeiro e de Brasília estão brigando na justiça por Zagalo, uma girafa macho emprestada para o Rio em 2006 que ainda não foi devolvida.

A girafa foi cedida ao zoo do Rio para procriar com uma fêmea chamada Beija-Céu, o que acabou não acontecendo. Por não ter recebido a sua girafa de volta, o zoológico de Brasília entrou com uma ação judicial contra o zoológico do Rio, que foi julgada favorável ao retorno de Zagalo.

Porém, o destino de Zagalo pode ser São Paulo. Explica-se: o zoológico do Distrito Federal quer fazer uma permuta com o zoo Portobello Resort & Safári, que fica em São Paulo, enviando Zagalo em troca de um dromedário.


Há ainda outro detalhe: o Rio alega ter enviado uma outra girafa em troca de Zagalo, chamada Raio de Sol. Na ação judicial, porém, considerou-se que a existência de Raio de Sol não foi comprovada, já que a única prova apresentada foi uma reportagem do "Globo".

Na sentença da primeira instância, dada no dia 14, foi decidido que Zagalo deve ser devolvido a Brasília em até dois meses, com "o menor desgaste físico possível". O zoológico do Rio vai recorrer da decisão.

Zagalo tem 14 anos e nasceu em Brasília, em 2001. Em cativeiro, uma girafa pode viver até 28 anos, mas o diretor técnico do zoológico do Rio está preocupado com o bem-estar do animal, e disse ao "Globo" que o simpático girafídeo tem problemas digestivos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias