Bichos

Cães "copiam" bocejo dos donos, diz estudo português

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se você vir seu cachorro bocejando, provavelmente, a culpa é sua.

Um estudo conduzido pela Universidade do Porto, em Portugal, afirma que o som do bocejo humano estimula os cães a fazerem o mesmo.

"Estes resultados sugerem que os cães têm a capacidade de ter empatia com os seres humanos", disse Karine Silva, uma das autoras da pesquisa, ao jornal britânico "The Telegraph".

Crédito: SXC Ai, que sono!
Ai, que sono!

O estudo reuniu 29 cães e os colocou para ouvir gravações de bocejos de pessoas, sendo que pelo menos metade dos bichinhos também bocejava ao ouvir o som.

A frequência aumentava cinco vezes mais quando o bocejo que ouviam era o dos próprios donos, com quem já viviam há pelo menos seis meses.

"Os cachorros bocejaram mais quando ouviram os seres humanos que conheciam o bocejo, daí surgiu a ideia de que os cães também podem criar alguma empatia com humanos", afirmou a pesquisadora Joana Bessa.

Não é a primeira vez que essa teoria é levantada, um estudo anterior, de pesquisadores da Universidade de Birkbeck College, em Londres, descobriu que os cães imitam o bocejo 75% das vezes que veem um ser humano fazer isso.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias