Cães "copiam" bocejo dos donos, diz estudo português
Se você vir seu cachorro bocejando, provavelmente, a culpa é sua.
Um estudo conduzido pela Universidade do Porto, em Portugal, afirma que o som do bocejo humano estimula os cães a fazerem o mesmo.
"Estes resultados sugerem que os cães têm a capacidade de ter empatia com os seres humanos", disse Karine Silva, uma das autoras da pesquisa, ao jornal britânico "The Telegraph".
O estudo reuniu 29 cães e os colocou para ouvir gravações de bocejos de pessoas, sendo que pelo menos metade dos bichinhos também bocejava ao ouvir o som.
A frequência aumentava cinco vezes mais quando o bocejo que ouviam era o dos próprios donos, com quem já viviam há pelo menos seis meses.
"Os cachorros bocejaram mais quando ouviram os seres humanos que conheciam o bocejo, daí surgiu a ideia de que os cães também podem criar alguma empatia com humanos", afirmou a pesquisadora Joana Bessa.
Não é a primeira vez que essa teoria é levantada, um estudo anterior, de pesquisadores da Universidade de Birkbeck College, em Londres, descobriu que os cães imitam o bocejo 75% das vezes que veem um ser humano fazer isso.
Comentários
Ver todos os comentários