Bichos

Tatu-bola é favorito para mascote da Copa-2014

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Espécie 100% nacional e ameaçada de extinção, o tatu-bola é o animal favorito da maior parte do comitê organizador da Copa de 2014 para o posto de mascote do Mundial no Brasil. Os concorrentes são o jacaré e um felino, provavelmente a onça. O charme do tatu seria poder se transformar em uma bola de futebol.

A informação está na coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição desta sexta-feira da Folha. A íntegra do texto está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

Ainda de acordo com o texto, após ser apresentado ao bichinho, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, fez ressalvas. Sua assessoria, no entanto, diz que ele não manifestou preferência por nenhuma das três mascotes da disputa.

Crédito: Reprodução Reprodução do tatu-bola que consta no site da ONG Associação Caatinga, que quer o animal como mascote da Copa de 2014
Reprodução do tatu-bola do site da ONG Associação Caatinga, que quer o animal como mascote da Copa

No último dia 2, a Folha publicou que uma ONG dedicada à preservação ambiental, a Associação Caatinga, apoiada por cientistas, faz lobby pelo tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), que consegue se dobrar sobre o próprio corpo, para despistar os predadores.

Em 2008, ainda no início dos preparativos do país para a Copa, surgiram dois candidatos.

Crédito: Divulgação
Entidade fez campanha na internet

A ONG Sosaci (Sociedade dos Observadores do Saci) chegou a liderar um movimento na internet para a mascote ser o saci --inclusive seria a opção do ministro Rebelo. No site da entidade, havia links para os internautas mandarem suas mensagens à CBF

"Ele tem tudo pra ser um bom representante. É um símbolo nacional, pois tem origem indígena, influência do negro e um pouco do europeu, representando a formação do brasileiro. É esperto, brincalhão e alegre --o típico brasileiro", defendia o economista e "saciólogo" Mário Cândido da Silva Filho, da Sosaci.

Sobre o fato de o personagem ter apenas uma perna, respondia: "Tivemos grandes ídolos do futebol [com problemas nas pernas] como o Garrincha. Talvez com uma perna só o Saci consiga fazer muitas coisas que outros não conseguem com duas."

Crédito: Reprodução
O personagem Pelézinho

Também em 2008, Pelé e o desenhista Mauricio de Sousa, da "Turma da Mônica", lançaram como pretendente o "Pelezinho", personagem criado pelo cartunista em 1976.

Segundo o desenhista, a mascote representaria "tudo do mundo do futebol, incluindo nosso maior atleta e a lembrança que os estrangeiros têm do Brasil".

Na oportunidade, Pelé autorizou ainda Mauricio a reeditar o gibi do Pelézinho, com histórias dos anos 70 e 80.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias