Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Jovem holandesa cria baralho de cartas com gênero neutro

Imagens do rei, rainha e valete foram substituídas por ouro, prata e bronze

Eduardo Knapp/Folhapress
Baralho comum para jogar pôquer - Eduardo Knapp, set. 2016/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A graduada em psicologia forense Indy Mellink, 23, fã holandesa de cartas, criou um baralho sem gênero, segundo a Reuters. As imagens do rei, rainha e valete foram substituídas por ouro, prata e bronze.

Incentivada pelo pai, Mellink decidiu que era hora de romper com a tradição secular de desigualdade sexual em baralhos de cartas que colocam os homens acima das mulheres.

"Se temos essa hierarquia de que o rei vale mais do que a rainha, essa desigualdade sutil influencia as pessoas em sua vida diária porque é apenas outra maneira de dizer 'ei, você é menos importante'", disse ela em entrevista à Reuters. "Mesmo desigualdades sutis como essa desempenham um grande papel."

Amigos e familiares compraram os primeiros 50 baralhos de cartas ouro, prata e bronze, que têm imagens de barras de ouro, moedas de prata e um escudo de bronze. Mellink fez mais e começou a vendê-los online.

Em poucos meses, ela enviou cerca de 1,5 mil pacotes, inclusive para a Bélgica, Alemanha, França e Estados Unidos. Ela disse que as lojas de jogos também demonstraram interesse.

Mellink está testando as cartas com jogadores, que disseram nunca ter tido consciência da desigualdade sexual nos baralhos antes. A troca levaria algum tempo para se acostumar.

"É bom refletirmos sobre a neutralidade de gênero", disse Berit van Dobbenburgh, chefe da Associação Holandesa de Bridge, enquanto jogava com as novas cartas. Ela acrescentou que seria complicado fazer uma mudança formal dos baralhos porque isso exigiria a atualização das regras

"Eu me pergunto se vale a pena. Mas neutralidade de gênero, eu sou a favor. É ótimo que alguém dessa idade tenha notado isso. É a nova geração."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem