Você viu?

Estátua erótica instalada na entrada de cidade peruana é vandalizada

Obra reproduz vasos de cerâmica típicos de civilização que viveu na região

Estátua da cidade peruana de Moche foi vandalizada na madrugada - Municipalidad de Moche/Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma estátua erótica instalada recentemente na entrada da cidade de Moche, no Peru, foi vandalizada na madrugada de terça-feira (4), de acordo com a imprensa local. A obra é a reprodução de um huaco, vaso de cerâmica típico da região, produzido pelo povo Mochica, que habitou a área.

O prefeito de Moche, Arturo Fernández, disse que o ataque ocorreu por volta de 2h da manhã (horário local) e foi efetuado por três pessoas encapuzadas. Eles teriam ameaçado o guarda que fazia a segurança da escultura com uma arma branca.

Os vândalos quebraram uma parte do desproporcional pênis da estátua, que tem mais de um metro de comprimento. Depois de danificar a obra, eles fugiram.

Desde que foi instalada, nos últimos dias, a estátua ganhou destaque nas redes sociais. Diversos habitantes de Moche e turistas publicaram fotos com o huaco gigante, que acabou viralizando. No entanto, causou controvérsia já que algumas pessoas consideraram a obra inadequada.

Com a instalação da estátua, a ideia do prefeito era estimular o turismo local. A ideia é que a estátua seja reformada para voltar a receber visitantes.

A civilização Mochica costumava fazer estátuas eróticas para representar a fecundidade e obter abundância de alimentos na agricultura, de acordo com a pesquisadora Rebeca Carrión no livro "La Religión en el Antiguo Perú" (a religião no Peru antigo).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem