Você viu?
Descrição de chapéu BBC News Brasil

Carta em mala abandonada revela história de pai e filho mortos em campos de batalha na 1ª Guerra

Entre os documentos está um pergaminho com o brasão do rei, que diz: 'Que os que vierem depois cuidem para que seu nome não seja esquecido' - BBC News
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

Uma maleta foi encontrada abandonada em um depósito no interior do Reino Unido contendo cartas, fotos e documentos que datam da Primeira Guerra Mundial. O conteúdo revela a história de John Cowie, 51, e seu filho Henry, 18, que foram mortos com poucos dias de diferença nos campos de batalha da França.

A maleta havia sido jogada no lixo após uma faxina em uma casa na cidade de Sunderland, no noroeste da Inglaterra, e foi descoberta pela equipe do centro de resíduos Thompson Waste Center. Gareth Thompson, parte da equipe do local, disse que ficou "absolutamente pasmo" ao encontrá-la.

"É incrível. É um pedaço da história não apenas local, mas também mundial", acrescentou Thompson. Pesquisa realizada por um historiador local revelou que John morreu apenas 10 dias depois que seu filho Henry.

Entre os itens da caixa estavam cartas endereçadas à esposa de John e à mãe de Henry, Ellen, em Sunderland. Uma medalha, um livrinho de soldado, um pergaminho com o brasão do rei e a notificação oficial da morte de John também foram achados.

A pesquisa descobriu ainda que um segundo filho, George, também esteve na guerra quando tinha 18 anos e sobreviveu. A proprietária do centro de resíduos, Anne Ganley, disse que quer garantir que os dois homens "nunca sejam esquecidos", organizando um serviço fúnebre e financiando uma homenagem em Sunderland.

"Não sabemos exatamente a quem pertencia a maleta (...) mas eu tenho quase certeza de que deve ter sido de Ellen", diz Ganley. "Pensar nela guardando cuidadosamente essas cartas e as certidões de óbito de seu filho e marido é emocionante, não tenho palavras."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem