Você viu?

Os muitos significados do novo emoji 'indignado' pelo mundo

BBC News Brasil/Emojipedia/Unicode
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu BBC News Brasil
Tom Gerken
Washington

Pode ser um jeito de demonstrar incredulidade, de pedir silêncio e até um gesto fofo popularizado por uma estrela do K-Pop. Dependendo de onde você está, o novo emoji anunciado pela Unicode Consortium, a organização que padroniza códigos dos emojis no mundo inteiro, pode ter significados completamente distintos.

Você provavelmente já está familiarizado com ele. Pense num gesto italiano e provavelmente terá em mente o novo símbolo, uma mão com os dedos unidos na frente, como na imagem acima. E esse é justamente o seu propósito oficial, de acordo com os criadores do emoji: representar o jeito que um italiano perguntaria a você "Mas o que é isso?" ou "Mas o que é que você quer?" —uma espécie de incompreensão indignada, digamos.

Sua interpretação ao redor do mundo, entretanto, é controversa. De acordo com a jornalista Kim Zetter, por exemplo, o gesto pode ter diversos significados em Israel. "Em Israel, você costuma usar esse gesto quando está irritado ou bravo com alguém —significa 'se acalme', 'só um minuto', 'seja paciente' ou até 'que p* é essa?' Aparentemente, nem todo mundo usa do mesmo jeito. Acho que esse novo emoji vai causar confusão", escreveu ela, em post no Twitter.

Na Nigéria, sugeriu-se que o emoji poderia significar um gbas gbos —uma discussão acalorada, em tradução livre—, e na Índia pode ser um jeito de perguntar a alguém se está com fome. Em países árabes, o gesto pode ser utilizado para descrever dois extremos, segundo o especialista em Oriente Médio Emile Hokayem. "شوية شوية (acalma-se, tenha paciência etc.) ou رح تشوف ('você vai ver o que te acontece', como uma ameaça"), afirmou em post.

Surgiram, é claro, muitas interpretações engraçadinhas para o novo emoji — como, por exemplo, a insinuação de que ele pode representar o ato de comer com as mãos, ou a ideia de que, invertido, ele pode significar "uma pitada de sal".

Uma certa legião de fãs verá o símbolo e imediatamente se lembrará da estrela do K-Pop (a música pop coreana) Yuri, que é conhecida por fazer com as mãos o gesto imitando o formato de um dumpling, um bolinho da culinária asiática.

Ele costuma ser associado com a frase "Eu mandu você" —mandu é a palavra coreana para dumpling—, porque os fãs brincam que esse é o jeito de Yuri de dizer "eu amo vocês". Para criar um emoji, uma pessoa precisa passar por um processo de inscrição detalhado na Unicode.

É essa empresa que permite que o mesmo símbolo seja visto em diferentes dispositivos, sem importar se ele utiliza o sistema Android (Google) ou iOS (Apple). A leva de 2020 de novos emojis inclui ainda símbolos do casamento com gênero neutro e bandeira do orgulho trans. No total, são 117 opções.

BBC News Brasil
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem