Você viu?

'Strawberry Fields': Jardim secreto de John Lennon é aberto aos fãs

Local inspirou música psicodélica do cantor

Portões vermelhors do jardim Strawberry Field em Liverpool
Portões vermelhos do jardim Strawberry Field em Liverpool - Paul Ellis/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paul Barker
Liverpool

Os fãs dos Beatles agora podem percorrer o playground de John Lennon com a abertura ao público do "Strawberry Fields" em Liverpool (Inglaterra), que inspirou a música psicodélica do cantor.

Trata-se de um jardim em torno de um orfanato mantido pelo Exército da Salvação no bairro de Woolton. "O jardim ficou famoso por causa do vínculo com John Lennon. Ele passava por cima da cerca, por trás do jardim de sua tia, e vinha brincar com as crianças", contou à AFP Allister Versfeld, responsável do Exército da Salvação."Era uma espécie de santuário para ele, onde encontrava paz e tranquilidade".

Tais sentimentos são encontrados na música de letra misteriosa: "Let me take you down/'Cause I'm going to Strawberry Fields/ Nothing is real/ And nothing to get hung about/ Strawberry Fields forever..." ("Me deixe te levar comigo/ Porque eu estou indo para Strawberry Fields/ Nada é real/ E não há nada com o que se preocupar/ Strawberry Fields para sempre...").

Para Allister Versfeld, a música descreve "um espaço que ele [Lennon] encontrou e um lugar que lhe era querido".

"Todas as crianças têm um jardim secreto, talvez um esconderijo embaixo da escada ou os galhos de um grande carvalho", afirmou a meia-irmã de Lennon, Julia Baird, 72, entrevistada pela agência britânica Press Association. "Parece pela música que, para John, era aquele lugar".

PORTÃO VERMELHO

O local está aberto ao público desde 14 de setembro. Até agora, os muitos fãs deviam se contentar em fotografar o famoso portão vermelho que dá acesso ao parque. São cerca de 60.000 visitantes por ano.

O edifício, uma antiga casa vitoriana, era um orfanato administrado pelo Exército da Salvação desde 1936. Na década de 1970, a casa foi demolida para dar espaço a um edifício moderno, que foi fechado em 2005. Foi reaberto como um centro de treinamento para jovens adultos e um local de memória para o Beatle assassinado em 1980 em Nova York, aos 40 anos de idade.

As grades vermelhas originais foram reinstaladas para os fãs na Beaconsfield Road. Além dos jardins, os visitantes podem ver uma exposição da história do local e sua conexão com John Lennon.

O museu de Graceland, em Memphis, emprestou objetos para recordar a paixão de Lennon por Elvis Presley. O manuscrito de uma música inacabada e um mellotron virtual estão entre as exposições.

Lennon foi criado por sua tia, apesar de sua mãe Julia morar no bairro até sua morte em um acidente de carro quando ele tinha 18 anos.

"Strawberry Fields Forever" foi lançado pela primeira vez em 1967 em um single com "Penny Lane" no lado B. A música chegou ao segundo lugar da parada de sucessos, atrás de "Release Me", do cantor Englebert Humperdink.

Lennon a escreveu durante uma turnê na Espanha. Foi gravada durante as sessões de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", mas não consta no álbum, considerado como o carro-chefe do quarteto.

Marcou a transição do grupo do pop clássico para sons mais complexos, incluindo instrumentos incomuns como o mellotron e a cítara indiana.

AFP
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem