Você viu?

Havaiano registra erupção de vulcão ao lado do quintal de casa

O vulcão Kilauea está em atividade desde o dia 3

Havaiano registra erupção do vulcão Kilauea
Havaiano registra erupção do vulcão Kilauea - Reprodução/BBC

Descrição de chapéu BBC Brasil

"Uau! É inacreditável", diz o havaiano Keith Brock no jardim de sua casa ao ver o vulcão Kilauea em atividade.

O havaiano está entre as quase 2.000 pessoas que tiveram de deixar suas casas no estado americano por causa da atividade vulcânica, particularmente na área de Leilani Estates –onde o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) afirma, em boletim divulgado nesta quinta-feira (10), que a erupção intermitente de lava continua.

Brock registrou as imagens quando voltou para casa para recolher seus pertences. O vulcão Kilauea está em atividade desde o dia 3, e rios de lava têm avançado pelas estradas e engolido casas e carros por onde passa.

Alguns moradores foram autorizados a resgatar animais e a buscar medicamentos, mas foram orientados a se preparar "para sair a qualquer momento". No boletim divulgado nesta quinta, o USGS informa que o avanço constante do mar de lava aumentou o potencial de erupções explosivas nas próximas semanas.

Esse tipo de erupção é mais violenta e capaz de produz cinzas, pedras e outros fragmentos que podem aumentar os riscos para quem estiver nessas áreas. "Mas, neste momento, não podemos dizer com certeza que ocorrerá atividade explosiva, o quão grandes as explosões poderiam ser, ou por quanto tempo essa atividade explosiva poderia continuar”, informou o USGS.

A Cruz Vermelha, que dá suporte aos moradores nos centros de evacuação, diz que há mais de 150 vulcões ativos apenas nos Estados Unidos. Clique aqui para ver o vídeo.

BBC BRASIL
Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem