Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Cidade natal de Marx vende notas de zero euro para marcar aniversário de criador do comunismo

Karl Marx passou os primeiros 17 anos de sua vida em Trier

Patos de borracha com a característica barba e cabelo do filósofo alemão Karl Marx
Patos de borracha com a característica barba e cabelo do filósofo alemão Karl Marx são vendidos como souvenir na cidade Trier - Wolfgang Rattay/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madeline Chambers
Berlim
Reuters

A cidade alemã de Trier está tendo dificuldades em suprir a demanda por notas de zero euro, ilustradas com o rosto de seu cidadão mais famoso, o criador do comunismo, Karl Marx, vendidas por 3 euros cada como parte das comemorações dos 200 anos de seu nascimento.

Os trabalhos mais conhecidos e influentes de Marx são “O Manifesto Comunista”, escrito junto com Friedrich Engels e publicado em 1848 e sua análise crítica do capitalismo “O Capital”, lançado duas décadas depois.

“O souvenir brinca com as críticas de Marx ao capitalismo e, claro, a nota de zero euro combina perfeitamente com Marx como tema”, disse Norbert Kaethler, diretor-geral do Departamento de Turismo de Triers. Ele observou que Marx não ganhou muito dinheiro com suas teorias e viveu na pobreza por diversos anos de sua vida.

Notas de zero euro são vendidas em cidade alemã para marcar aniversário de Karl Marx
Notas de zero euro são vendidas em cidade alemã para marcar aniversário de Karl Marx - Harald Tittel/AFP

O Departamento de Turismo de Trier disse que já havia vendido cinco mil das notas roxas, que parecem com notas verdadeiras de euro, mas são identificadas como “souvenir”, e que está imprimindo mais 20 mil.

Marx, que acreditava que o capitalismo seria suplantado pelo socialismo, passou os primeiros 17 anos de sua vida em Trier. A cidade sente orgulho de um de seus moradores mais famosos, embora alguns alemães responsabilizem suas ideias pela ascensão de ditadores comunistas na Rússia, China e em Cuba e pela divisão de seu país durante a Guerra Fria.

A cidade está aproveitando ao máximo o aniversário de 200 anos de seu nascimento que acontecerá no dia 5 de maio. Outros itens comemorativos incluem um pato de borracha barbado com uma cópia de “O Capital” debaixo de uma asa, representando Marx.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem