Viva Bem
Descrição de chapéu Personare alimentação

Jejum de 21 dias é saudável? Entenda prática citada por Bárbara do BBB 22

Sister disse ter feito restrição como autoconhecimento e desintoxicação

Personare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Amanda Regina
personare

Bárbara Heck, participante do Big Brother Brasil 22 (Globo) revelou antes de o programa começar que já ficou 21 dias sem comer, os três primeiros sem direito sequer à água, e em silêncio, durante um retiro espiritual. Muitas pessoas ficaram curiosas após a divulgação: ficar 21 dias em jejum é saudável?

Bárbara afirmou que o seu objetivo era se autoconhecer e desintoxicar o organismo. Ela contou, ainda, que aproveitou o período para fazer leituras, aulas de ioga e muita reflexão. Mas será que essa prática é recomendada? Quem pode fazer? Como? Por quanto tempo?

A seguir, a nutricionista Amanda Regina responde às principais dúvidas sobre jejum. Antes disso, que tal entrar neste novo o ano em paz com a comida? Para isso, incorporar e criar novos hábitos é essencial. Veja aqui neste artigo 22 dicas para ter uma relação mais saudável com a comida em 2022.

JEJUM DE 21 DIAS É SAUDÁVEL?

Jejum, por definição, é a privação de comida ou redução das refeições diárias durante o período. Os principais motivos de se fazer jejum são práticas religiosas, medicinais, preparo de exames e também a greve de fome por motivos políticos.

Fazer jejum é saudável, desde que seja feito sempre sob supervisão, e também com a orientação de médico ou nutricionista.

Em relação ao jejum de 21 dias da participante do BBB 22, espero que ela tenha realizado sob orientação e supervisão, o que quer dizer, que ela seja acompanhada diariamente (glicose, pressão arterial, exames de sangue, equilíbrio de eletrólitos).

Assim como os demais tipos, o jejum de 21 dias é saudável desde que seja bem acompanhado por um profissional e que os exames feitos antes, durante e depois estejam dentro dos parâmetros recomendados.

QUEM PODE FAZER JEJUM?

Poder ou não praticar o jejum é uma questão que deve sempre ser avaliada pelo seu médico. De qualquer maneira, NÃO é indicado para:

> Crianças e jovens em idade de crescimento
> Gestantes
> Mulheres que amamentam
> Pessoas com anemias, diabetes tipo 1, pressão baixa, insuficiência cardíaca, renal ou hepática
> Pessoas com compulsão alimentar, baixo peso, transtornos alimentares (anorexia, bulimia) e idosos

QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS DO JEJUM?

> cansaço
> diminuição da concentração
> insônia
> náuseas
> dores de cabeça
> dores ou desconforto abdominais
> fraqueza muscular
> desmaios
> perda de consciência.

Se o jejum se prolongar por mais semanas ou meses, pode trazer ainda efeitos mais severos, como:

> alterações cardíacas
> pedras nos rins
> dificuldade gástrica (para evacuar e eliminar gases)
> até mesmo a morte.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO JEJUM?

> pode melhorar o metabolismo do organismo
> proporcionar seleção celular adequada (com a restrição de energia, o próprio organismo fagocita as células mais inadequadas, promovendo uma seleção celular)
> diminuir o estresse oxidativo
> diminuir a inflamação celular
> pode favorecer o emagrecimento, na redução da pressão arterial elevada e no diabetes tipo 2.

QUAL TEMPO IDEAL DE JEJUM?

Existem vários tipos de jejum —desde práticas religiosas (Quaresma, Ramadã e a restrição de alimentos, como a não ingestão de proteína animal na Adventista, entre outros) e também jejuns terapêuticos.

Um dos principais e com menor risco é a prática do jejum intermitente, no qual se alterna períodos de restrição com períodos de alimentação. Veja aqui tudo sobre jejum intermitente!

Pode ser de 8 horas, 12 horas e até 18 horas (lembrando sempre de fazer sob orientação e supervisão do médico ou nutricionista). O tempo ideal de jejum, portanto, deve ser definido pelo profissional que te acompanha, pois ele vai considerar todos os riscos, seu estilo de vida e real necessidade.

QUERO FAZER JEJUM, POR ONDE COMEÇO?

> Conversando com seu médico ou nutricionista para avaliar a sua saúde e se pode ser indicado para você.
> Se sim, minha sugestão é que faça o jejum intermitente, começando com restrição de 8 a 12 horas, e então pode ir aumentando as horas, conforme for se sentindo bem e sob a recomendação profissional.
> É muito importante que seja lhe passado como "entrar e sair do jejum", ou seja, que não se deixe de comer repentinamente e depois a primeira refeição seja uma feijoada! O processo de jejum não envolve apenas o período sem comer, mas também o que você come na janela da alimentação.
> Faça uma redução e um retorno gradativos: refeição normal, refeição leve (sem proteína animal, com alto teor de hortaliças), sopas ou sucos, então comece o jejum e, após a janela de restrição, retome a alimentação por sucos, sopas, refeição leve e por último a refeição normal.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem