Viva Bem
Descrição de chapéu Personare alimentação

Fome ou fuga emocional? Veja alimentos que podem aumentar a ansiedade

Cuidar da alimentação e da saúde mental é a dupla perfeita

mulher comendo frutas
Pexels/Personare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Priscila Monomi
personare

É muito comum, em situações de estresse e ansiedade, recorrermos à comida. Porém, caso se torne uma situação recorrente, pode piorar o quadro emocional por entrarmos em um ciclo de comer para aliviar as emoções e sentir culpa após comer. Pensando nisso, compartilho sete alimentos que podem aumentar a ansiedade.

A ansiedade é um estado emocional que nos prepara para enfrentar situações de perigo, é uma emoção adaptativa e natural do corpo. As suas escolhas alimentares, no entanto, influenciam o seu humor, assim como o seu humor influencia as suas escolhas alimentares. Se permita reconhecer que o alimento fornece nutrientes físicos, emocionais e espirituais.

Tem dias que seu corpo pode te pedir um prato de salada colorida e em outros, um bolinho de chuva que sua avó fazia. O mais importante é que sejam escolhas conscientes, e não fugas emocionais.

Praticar o autoamor, respeitando seu corpo e se nutrindo daquilo que ele realmente precisa é o caminho. Confie na sabedoria que ele possui. Veja aqui mais sobre o comer emocional e aprenda a identificar suas necessidades emocionais sem relacioná-las automaticamente com a comida.

O intestino é o nosso segundo cérebro, portanto, quanto mais alimentos nutritivos melhor. E o contrário também: quanto menos nutritivos, mais podem prejudicar seu estado emocional. Então, anota aí sete alimentos que podem aumentar a ansiedade e que você precisa se atentar para não exagerar.

AÇÚCAR REFINADO: Aumenta o estresse oxidativo causando envelhecimento precoce e prejudica o funcionamento do intestino. Saiba quais são os tipos de açúcar o ideal para consumo.

FAST FOOD: Ricos em carboidratos simples, sal e gordura prejudicam a saúde cardiovascular e absorção dos nutrientes no intestino. Veja aqui como comer bem para envelhecer de forma saudável.

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS: Alimentos como linguiça, salsicha, embutidos como presunto, peito de peru são cheios de sódio e corantes, são convertidos em substâncias cancerígenas para o corpo. Confira quais alimentos ajudam contra o câncer.

FARINHA REFINADA: Provoca o desequilíbrio da acidez no corpo, enfraquecendo o sistema imunológico. Veja alimentos que aumentam a imunidade.

FRITURAS: O excesso de gorduras provoca inflamação no organismo e maior risco de doenças cardiovasculares. Confira aqui uma lista de alimentos amigos do coração.

EXCESSO DE ÁLCOOL: O álcool pode afetar o bom funcionamento cerebral e reduzir os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar, contribuindo para quadros depressivos. Entenda aqui a diferença de ansiedade e depressão.

EXCESSO DE CAFEÍNA: Bebidas ricas em cafeínas como o próprio café, chá-mate e preto, provocam o aumento de cortisol, o hormônio liberado em momentos de estresse, prejudicando o metabolismo e piorando o quadro de ansiedade.

DICA FINAL

Respeite seu corpo, honre a sua fome, consuma alimentos mais nutritivos, ao adotar essa alimentação, a sua saúde mental agradece. Por um corpo e mente bem nutridos,

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem