Viva Bem
Descrição de chapéu BBC News Brasil

'Mostrar minha careca nas redes é libertador', diz influenciadora com alopecia

'Mostrar minha careca nas redes é libertador', diz influenciadora com alopecia
"No começo, eu pensei em abandonar as redes sociais", diz ZaraLena Jackson. "Não ia aguentar a pressão." - BBC Brasil/ ZaraLena Jackson
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kirsty Grant

"É como perder sua identidade. Você se olha no espelho e vê uma pessoa diferente." Como estrela de reality show e designer de moda, a britânica ZaraLena Jackson, 24, está acostumada a compartilhar sua vida com milhares de seguidores nas redes sociais.

Quando seu cabelo começou a cair, cerca de seis semanas atrás, ela precisou tomar uma decisão: mostrar ou não os efeitos disso sobre sua aparência? "No começo, eu pensei em abandonar as redes sociais", ela diz à Radio 1 Newsbeat, da BBC. "Não ia aguentar a pressão."

Mas ela resistiu à ideia e, em vez de ficar offline, começou a contar a seus seguidores a respeito dos tufos de cabelo que estavam caindo durante o banho —a ponto de, algumas semanas depois, ela estar com quase sem nenhum cabelo ou pelo no corpo.

"É estranho o quão libertador é compartilhar minha jornada", ela postou em agosto. Não foi uma decisão fácil, uma vez que "minha plataforma é baseada em um estilo de vida no qual eu tenho tudo —visual bonito e as melhores extensões de cabelo", ela conta à BBC.

'Mostrar minha careca nas redes é libertador', diz influenciadora com alopecia
ZaraLena tem alopecia, uma inflamação que causa a queda de cabelo e que costuma ser desencadeada por estresse, trauma ou por outras doenças - BBC Brasil/ ZaraLena Jackson

ZaraLena tem alopecia, uma inflamação que causa a queda de cabelo e que costuma ser desencadeada por estresse, trauma ou por outras doenças no corpo. Existem diversos tipos de alopecia e, em geral, o cabelo costuma crescer novamente.

O quadro não é contagioso e, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, situações parecidas à de ZaraLena —em que todos os pelos do corpo se vão— são uma minoria de 5% do total de casos.

Quando a influenciadora começou a falar sobre o assunto, diz que recebeu um retorno "incrível" de seus seguidores. "Foi uma loucura a quantidade de mensagens que recebi de meninas dizendo que haviam perdido o cabelo por causa da alopecia ou da quimioterapia", conta.

ZaraLena não sabe ainda o que causou sua alopecia, e está realizando exames médicos para investigar a doença. Suas sobrancelhas e cílios estão "começando a cair" também, embora alguns ainda permaneçam.

Com tudo isso, ela decidiu raspar completamente a cabeça, embora a aparência destoasse do visual tradicional de influenciadoras digitais. "A vida não é perfeita, mas consigo aceitá-la", diz.

As circunstâncias a fazem pedir para que mais influenciadoras sejam mais honestas a respeito das dificuldades que enfrentam no dia a dia. "Isto é real, isto é o que muitas garotas enfrentam", afirma. No entanto, "quando elas acessam o Instagram, acabam vendo pessoas com vidas perfeitas, cabelos perfeitos".

O que não significa que a alopecia não tenha tido um impacto em sua própria autoestima. A primeira preocupação foi se o seu namorado continuaria achando-a bonita.

"Não estava preocupada com ninguém a não ser ele. O cabelo é um traço tão feminino, e não sabia se ele continuaria a gostar de mim." Mas ele tem sido "incrível", diz. "Ele me chama de 'meu pequeno kiwi', porque minha cabeça é macia."

Alguns dias, porém, são mais difíceis do que outros, e ZaraLena às vezes tem dificuldade para encontrar ânimo para se levantar da cama de manhã. "Mas estou cercada das melhores pessoas e tentando manter uma atitude positiva. Não quero que as pessoas olhem para mim e sintam pena. Estou careca, e careca é lindo. A vida é curta demais para se preocupar com o meu cabelo."

BBC News Brasil
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem