Viva Bem

Como proteger sua saúde mental em tempos de quarentena

Confira terapias online, exercícios físicos, meditação e outras dicas para o período de isolamento

Comece agradecendo seu lar por acolher você e conceder segurança em tempos de isolamento social - Divulgação/Personare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fique em casa. Essa é a principal recomendação para evitar a propagação do coronavírus. Mas como proteger sua saúde mental em tempos de quarentena?

Ansiedade, estresse e medo são alguns dos sintomas mais comuns nesse período. Para evitar que eles tomem conta de nós e para nos mantermos fortes para superar esse difícil período, separamos algumas opções que você pode fazer aí –em casa.

TERAPIAS ONLINE

Quando a vida parece sem esperança e sentimos o medo dominar, é um alerta de que precisamos tomar uma atitude para virar o jogo. Um amigo é sempre bem-vindo, mas às vezes é preciso ir mais fundo.

Um terapeuta especializado pode ajudar de forma assertiva e ajudar a passar pelas dores do isolamento de forma mais tranquila.

Como, neste momento, não é possível ir a uma consulta presencial, a terapia online pode ser um caminho para mergulhar dentro de si e transformar os sentimentos negativos. O Personare oferece consultas online com especialistas de diversas áreas.

EXERCÍCIOS FÍSICOS

Tedros Adhanom, diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), em coletiva de imprensa, disse que uma das melhores formas de combater, além de ficar em casa, é manter uma vida saudável.

E deixou bem claro: fazer exercícios físicos é fundamental! Tedros disse que adultos devem fazer por 30 minutos por dia e as crianças, 1 hora.

Com os pequenos, pode-se colocar músicas e dançar, criar labirintos pela sala com o que tem casa, fazer polichinelos e criar brincadeiras que façam-nos movimentarem.

Já para os adultos, agachamentos, flexões e abdominais são ótimas e fáceis opções de fazer em casa.

MEDITAÇÃO

A ansiedade talvez seja o sintoma mais comum nesse momento. Queremos planejar, arquitetar, adivinhar e determinar um futuro que é incontrolável. Sabemos disso, mas mesmo assim tentamos estar no comando de tudo e todos.

Nessas horas, a meditação pode ajudar muito. Combater a insônia, dores crônicas, o estresse, a ansiedade estão entre os muitos benefícios conhecidos desta prática. Então, por onde começar?

Uma excelente forma de iniciar é por meio da meditação guiada. Ela faz com que o processo de conduzir a mente para o estado meditativo seja seguro e confortável e aconteça de forma natural e sem sofrimentos. Confira áudios de meditações guiadas.

YOGA

Por vezes acabamos reagindo às situações de forma muito intensa, até mesmo desproporcional. É claro que o coronavírus é uma realidade e as informações do que acontece mundo afora podem nos apavorar.

Mas é preciso se manter presente e em equilíbrio para passar por essa fase. Nesse sentido, o Yoga pode te ajudar a encontrar a paz de espírito, diminuir a ansiedade, trazer relaxamento e fortalecer a imunidade, trabalhando não só o corpo como também a mente e as emoções.

Se você ainda não conhece a prática, conheça seis diferentes técnicas de Yoga para iniciantes e comece agora.

RETIRO ESPIRITUAL EM CASA

Um tempo de pausa e de imersão em você é barato, pode ser feito aí onde você estiver. Esse período dedicado a você mesmo pode contribuir e muito para sua saúde mental.

Um retiro espiritual, ainda que em casa, pode provocar desde grandes mudanças e insights sobre a sua vida, como apenas trazer um olhar diferente ou uma reconexão com algo dentro de si que você não estava enxergando.

A dica da Carolina Senna é separar um dia para fazer isso –de preferência, desligue a internet e se afaste do mundo lá fora. Se não for possível ficar junto da natureza, escolha um lugar sagrado dentro da sua casa. O passo a passo para fazer o retiro espiritual em casa você encontra aqui.

FENG SHUI

Que tal aproveitar o tempo livre para organizar sua casa? E que tal ir além e aplicar técnicas para energizar os ambientes e fortalecer a energia vital que circula pelos espaços do seu lar?

O Feng Shui é uma antiga prática chinesa –que envolve arte, técnica e sabedoria– que permite harmonizar residências e empresas por meio da decoração de interiores, da disposição dos móveis, da escolha de cores, quadros e objetos que compõem os ambientes. Confira algumas dicas simples para aplicar Feng Shui na sua casa e ajudar a manter sua saúde mental.

personare
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem