Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes
Descrição de chapéu mostra de cinema

Depois de sete anos sem atuar, Matthew Fox volta à TV com a minissérie 'Last Light'

Astro de 'Lost' deu um tempo na carreira para ficar mais perto da família

Imagem da série "Last Light'
Imagem da série "Last Light' - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em 2015, Matthew Fox estava num ótimo momento de sua carreira. Embalado pelo sucesso das duas séries de TV que estrelou em sequência, "Party of Five" e "Lost", o ator poderia escolher qualquer um dos inúmeros projetos que lhes eram oferecidos. No entanto, às vésperas de completar 40 anos, Fox resolveu dar um tempo.

"Eu meio que estava farto dessa maneira de contar histórias", conta ele em entrevista por videoconferência. "Depois de 'Lost', escrevi uma lista das coisas que eu ainda queria fazer como ator, e consegui fazer todas. Uma delas foi uma peça de teatro em Londres. Eu também queria ter o papel principal num longa para o cinema e rodei 'Imperador', ao lado de Tommy Lee Jones."

"Além disso, eu viajava muito, estava sempre longe de casa. Mas eu queria passar mais tempo com a minha família. Principalmente com a minha filha que estava entrando na adolescência".

Não é tão raro que um ator famoso abandone a carreira, ainda que só por um tempo, quando parece estar no auge. Recentemente, Cate Blanchett anunciou que tirará um longo período sabático. Daniel Day-Lewis disse que 'Trama Fantasma', lançado em 2017, seria seu último filme, e de fato ele não atuou mais desde então. Aqui no Brasil, temos o caso emblemático de Ana Paula Arósio.

"Eu não posso responder pelos outros. Mas é difícil manter uma carreira em Hollywood. É um estilo de vida cansativo, com muita pressão, muitas viagens. Claro que há profissões bem mais difíceis, mas em 2015 eu senti que era a hora de parar. Fui para casa e passei a me dedicar à música e à literatura. Compus várias canções e escrevi diversos contos".

Matthew Fox ainda não lançou nenhum álbum ou livro, mas já está de volta à TV. Neste domingo (19), estreia no canal pago AMC, às 21h, a minissérie "Last Light", que também marca sua estreia como produtor.

Baseada no best-seller do britânico Alex Scarrow, "Last Light" imagina o que aconteceria se, de uma hora para a outra, o fornecimento de petróleo fosse interrompido no mundo inteiro. O resultado, evidentemente, é o caos total.

Fox vive Andy Yeats, um engenheiro petroquímico que mora em Londres. O personagem é casado com Elena, interpretada por Joanne Froggatt, a Anna de "Downton Abbey". O casal tem dois filhos: a adolescente Laura, papel de Alyth Ross, e o pequeno Sam, interpretado por Taylor Fay.

Quando a série começa, Andy precisa ir às pressas para Luzrah, uma cidade fictícia do Golfo Pérsico. Enquanto isso, Elena leva Sam à França, onde o garoto passará por uma cirurgia para recuperar a visão: ele ficou cego por causa de uma doença degenerativa.

"Last Light" teve locações em Paris e Abu Dhabi, mas a maioria de suas cenas foi gravada em Praga, a capital da República Tcheca. "É muito mais barato filmar lá", confirma Fox, agora um produtor cioso em não estourar o orçamento. "Os técnicos locais são ótimos, e a cidade é linda".

Joanne Froggatt também se encantou por Praga. Por videoconferência, a atriz conta que aproveitou o tempo livre para fazer turismo. Ela e Fox têm poucas cenas juntos na série, pois seus personagens estão quase o tempo todo em países diferentes.

"Por isso mesmo, tivemos que ensaiar bastante antes das filmagens, pois precisávamos convencer o espectador de que somos um casal junto há muito tempo, com toda a intimidade e os problemas que isso acarreta".

Outro desafio que Froggatt venceu foi falar um francês perfeito em suas cenas em Paris. Ela, que não sabia nada do idioma, se derrete e ri: "este é o maior elogio que você poderia me fazer!".

A atriz também conta que adorou trabalhar com Taylor Fay. O ator-mirim, que faz sua estreia em frente às câmeras, não é cego na realidade. Como seu personagem não é cego de nascença, a diretora Dennie Gordon quis escalar alguém que soubesse o que é poder enxergar.

Pergunto a Joanne, que já tem 26 anos de carreira, se ela também pensa em dar um tempo. "De jeito nenhum! Ainda mais agora que estou prestes a estrelar minha própria série de TV. Mais não posso contar..."

Fox tampouco cogita parar de novo. "Acabei de rodar com Sean Penn a minissérie "Caught" (Capturados, em tradução livre), sobre quatro soldados australianos feitos prisioneiros durante uma guerra. Deve estrear até o final deste ano."

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem