Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Biblioteca da Vivi

Best seller traz caminho das pedras para melhorar sua relação com a vida

'Como Fazer com que Coisas Boas Aconteçam' já vendeu mais de 200 mil exemplares

Como Fazer com que Coisas Boas Aconteçam, de Marian Rojas Estapé
Como Fazer com que Coisas Boas Aconteçam, de Marian Rojas Estapé - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A fórmula para a felicidade não existe. Mas alguns rascunhos de como levar uma vida mais plena e com menos conflitos consigo mesmo podem ser encontrados no livro "Como Fazer com que Coisas Boas Aconteçam" (R$ 54,90, 223 págs., Academia).

Na obra, esses rascunhos se traduzem nos conselhos da psicóloga best seller Marian Rojas Estapé, que são úteis, pontuais e fazem parte de uma escrita didática e fluente. Se ao final do livro o caminho para a felicidade não tiver sido encontrado, ao longo das páginas ao menos o leitor vai encontrar dicas de como tornar o seu dia a dia mais agradável.

Com mais de 200 mil exemplares vendidos, a doutora concentra seu trabalho principalmente no tratamento de pessoas com ansiedade, depressão, transtornos de personalidade, transtornos de conduta e terapia familiares. Mas as dicas são válidas a todos. Criadora de um projeto sobre emoções, motivação e felicidade no mundo dos negócios, é também palestrante sobre o tema. E não lhe faltam interessados.


No livro, Marian Rojas ensina sobre a importância de aprender a focar sua atenção e descobrir caminhos para enfrentar os medos, as angústias e como canalizar as emoções negativas que podem chegar a bloquear o leitor física e mentalmente. Para ela, a felicidade consiste em viver de maneira sã o presente, superando as feridas do passado e sonhando sempre com o futuro.

Segundo Rojas, muitos dos transtornos com os quais padecemos se originam na incapacidade de administrar nosso presente. "A felicidade não é o que nos passa, mas como interpretamos o que nos passa" é um dos principais apontamentos do livro. E, para exemplificar seu ponto de vista, ela intercala os capítulos com a imagem de blocos de notas distribuídos pelas páginas.

"Como sua realidade muda quando você muda a sua maneira de pensar!" e "Abandone seu papel de vítima: comece a ser o protagonista de sua vida" são alguns deles. Mas as mais interessantes são as folhas de caderno, também presentes entre os capítulos, nas quais ela conta histórias de seus pacientes para ilustrar cada uma das mensagens do livro.

Além disso, em alguns capítulos, como os destinados a explicar a função do cortisol, a autora expõe gráficos que facilitam a compreensão do conteúdo mais específico, como o funcionamento do sistema nervoso, a alimentação, a inflamação e o cortisol, o papel do aparelho digestivo na inflamação e a possibilidade de a depressão ser uma doença inflamatória do cérebro.

Tendo como foco viver sempre o momento presente, "Como Fazer com que Coisas Boas Aconteçam" nos dá ao longo dos capítulos o seu discurso de como assegurar a felicidade: como conhecer e aperfeiçoar áreas do cérebro, estabelecer metas e objetivos de vida, exercitar a vontade, ativar a inteligência emocional, desenvolver a assertividade, evitar autocrítica e autoexigência excessivas e, acima de tudo, ter uma postura otimista em relação à vida.

OS MAIS VENDIDOS


FICÇÃO
1 "A Garota do Lago", de Charlie Donlea (Faro)
2 "Corte de Espinhos e Rosas (Vol. 1)", de Sarah J. Maas (Galera)
3 "Teto para Dois", de Beth O'Leary e Carolina Selvatici (Intrínseca)
4 "O Homem de Giz", de Alexandre Raposo e C.J. Tudor (Intrínseca)
5 "Os Sete Maridos de Evelyn Hugo", de Alexandre Boide (Paralela)

NÃO FICÇÃO
1 "Vade Mecum 2021 Saraiva" (Saraiva)
2 "Mulheres que Correm com Lobos", de Clarissa Pinkola Estes (Rocco)
3 "Escravidão - Volume 2", de Laurentino Gomes (Globo)
4 "Sapiens - Uma Breve História da Humanidade", de Yuval Noah Harari (Cia. das Letras)
5 "Escravidão - Volume 1", de Laurentino Gomes (Globo)

AUTOAJUDA
1 "Mais Esperto que o Diabo", de Napoleon Hill (Citadel)
2 "Minutos De Sabedoria (Simples)", de Carlos Torres Pastorino (Vozes)
3 "Ansiedade", de Augusto Cury (Benvirá)
4 "O Homem Mais Rico da Babilônia", de George S. Clason (Harper Collins)
5 "O Milagre da Manhã", de Hal Elrod (Best Seller)

Fonte: Livrarias Saraiva (de 30.ago. a 5.set.2021)

Biblioteca da Vivi

Vivian Masutti, 35, é jornalista formada pela Cásper Líbero e bacharel em letras (português e francês) pela USP (Universidade de São Paulo), onde também cursou a Faculdade de Educação e obteve licenciatura plena em língua portuguesa. No Agora, é coordenadora da Primeira Página.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem