Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Astros do cinema internacional pedem libertação da atriz Taraneh Alidoosti

Atriz iraniana está presa em seu país por apoiar protestos

Atriz iraniana Taraneh Alidoosti na 75ª edição do Festival de Cinema de Cannes
Atriz iraniana Taraneh Alidoosti na 75ª edição do Festival de Cinema de Cannes - Valery Hache/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

Centenas de nomes da indústria cinematográfica internacional pediram, nesta quarta-feira (21), a libertação da atriz iraniana Taraneh Alidoosti, 38, presa em seu país por ter apoiado o movimento de protestos desencadeados pela morte de Mahsa Amini, uma iraniana de origem curda de 22 anos, em 16 de setembro, após ser detida em Teerã pela polícia da moralidade.

Os atores Emma Thompson, Penélope Cruz, Kate Winslet, Ian McKellen e os diretores Ken Loach, Pedro Almodóvar e Mike Leigh estão entre os cerca de 500 trabalhadores e personalidades da indústria que assinaram uma carta aberta exigindo a libertação da estrela iraniana.

"Como membros da comunidade artística internacional, exigimos a libertação imediata da atriz, mãe e ativista Taraneh Alidoosti, capturada em 17 de dezembro de 2022 e que se encontra sob custódia na prisão de Evin, Irã, onde também estão presos vários outros políticos", diz a carta.

Segundo a imprensa oficial, Taraneh Alidoosti foi presa no último sábado (17), após fazer uma série de publicações nas redes sociais apoiando a onda de protestos e condenar a execução de manifestantes.

A atriz é a personalidade de maior destaque presa pelo regime em conexão com o movimento de protestos que sacode o Irã há três meses. Advogados, jornalistas e ativistas também foram detidos. "As autoridades iranianas escolheram estrategicamente prender Taraneh antes do Natal para garantir que seus pares internacionais estivessem distraídos", observa a carta.

"Mas não estamos distraídos. Estamos indignados. Taraneh Alidoosti, como todos os cidadãos do Irã, tem direito à liberdade de expressão (...) Nós nos solidarizamos com ela e exigimos a sua libertação imediata e seu retorno seguro à sua família".

A carta aberta é divulgada depois que o cineasta Asghar Farhadi, que dirigiu Taraneh em "O Apartamento" (2016), exigiu no Instagram a libertação da atriz. O longa ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2017.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem